07h00 - terça, 15/05/2018

Violência doméstica
aumenta no distrito

Violência doméstica aumenta no distrito

O Relatório Anual de Segurança Interna de 2017 revela que o distrito de Beja registou no último ano um aumento de 4,5% nas situações de violência doméstica apresentadas às forças de segurança. Ainda assim, Beja continua a ser um dos dois distritos do país que regista a menor taxa de incidência de situações apresentadas às autoridades.
"Isto não significa que as situações não existam, muito pelo contrário! Significa que ainda estamos, no nosso território, numa fase em que o trabalho precisa incidir muito na 'desocultação' do fenómeno. É necessário investir ainda muito na sensibilização, mostrar às pessoas o que é violência doméstica (que não é apenas violência física) e que existem serviços com recursos disponíveis para apoiar estas situações e contribuir para a eliminação da violência", observa Marina Brito.
Para confirmar este quadro, a coordenadora do Gabinete VERA da Esdime, que dá resposta nesta área nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, revela que este serviço recebeu no primeiro trimestre de 2018 um número de queixas que representa 43% das novas situações registadas em todo o ano de 2017.
"Estes números poderiam sugerir um aumento do número de situações. Contudo, mais uma vez, consideramos que passa pelo facto de a resposta estar agora neste território mais divulgada e por isso existir uma maior procura, quer por parte da comunidade quer dos serviços que encaminham situações", justifica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/07/2018
Aljustrel promove
cultura de Espanha
A cultura e a gastronomia de Espanha vão estar em destaque na terceira edição do "Festicante", festival que a Câmara Munuicipal de Aljustrel promove de 14 a 16 de Setembro sob o lema "Nós e o Mundo".
07h00 - sexta, 20/07/2018
JS aplaude financiamento
para Secundária de Castro
A Juventude Socialista de Castro Verde veio a público felicitae a Câmara Municipal local "pelo trabalho desenvolvido no sentido de conseguir assegurar o financiamento para as obras de requalificação" da Escola Secundária.
07h00 - quinta, 19/07/2018
População de Odemira
apresenta 73 propostas no
"Orçamento Participativo"
De projectos ligados ao desporto ou às novas tecnologias a ideias que promovem a saúde ou visam a requalificação de espaços colectivos, são 73 as propostas apresentadas pela população do concelho de Odemira na edição deste ano do "Orçamento Participativo" (OP).
07h00 - quinta, 19/07/2018
Obras na Secundária de Castro
com financiamento assegurado
Está garantindo o financiamento necessário para as obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde, que já constam no mapeamento elaborado pela Autoridade de Gestão do programa Alentejo 2020.
07h00 - quinta, 19/07/2018
Deputado do PS vota
a favor da ampliação
do hospital de Beja
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, votou nesta quarta-feira, 18, favoravelmente aos projectos de resolução que defendem a ampliação do hospital de Beja e a reposição de comboios entre Cuba e Beja, contrariando o sentido de voto da bancada socialista no Parlamento.

Data: 13/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial