07h00 - terça, 15/05/2018

Violência doméstica
aumenta no distrito

Violência doméstica aumenta no distrito

O Relatório Anual de Segurança Interna de 2017 revela que o distrito de Beja registou no último ano um aumento de 4,5% nas situações de violência doméstica apresentadas às forças de segurança. Ainda assim, Beja continua a ser um dos dois distritos do país que regista a menor taxa de incidência de situações apresentadas às autoridades.
"Isto não significa que as situações não existam, muito pelo contrário! Significa que ainda estamos, no nosso território, numa fase em que o trabalho precisa incidir muito na 'desocultação' do fenómeno. É necessário investir ainda muito na sensibilização, mostrar às pessoas o que é violência doméstica (que não é apenas violência física) e que existem serviços com recursos disponíveis para apoiar estas situações e contribuir para a eliminação da violência", observa Marina Brito.
Para confirmar este quadro, a coordenadora do Gabinete VERA da Esdime, que dá resposta nesta área nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, revela que este serviço recebeu no primeiro trimestre de 2018 um número de queixas que representa 43% das novas situações registadas em todo o ano de 2017.
"Estes números poderiam sugerir um aumento do número de situações. Contudo, mais uma vez, consideramos que passa pelo facto de a resposta estar agora neste território mais divulgada e por isso existir uma maior procura, quer por parte da comunidade quer dos serviços que encaminham situações", justifica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.
07h00 - quinta, 18/07/2019
CM Almodôvar vai requalificar Campo das Eiras
Um espaço de "encontro, interacções, conexões e de manifestações culturais e sociais": é desta forma que a Câmara de Almodôvar apresenta o futuro Complexo Multiusos Campo das Eiras, que irá surgir no lugar do "velhinho" Campo das Eiras, antigo recinto de futebol e onde se realiza anualmente a Feiras das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL).
07h00 - quinta, 18/07/2019
"FACECO é atractiva
para todos os públicos"
Na véspera do arranque de mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que se realiza entre sexta-feira e domingo, dias 19 e 21, em São Teotónio, o presidente da Câmara de Odemira revela ao "CA" que o evento é muito importante para o município.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial