00h00 - sexta, 13/07/2018

Cante alentejano nas
escolas de Aljustrel

Cante alentejano nas escolas de Aljustrel

Valorizar o cante alentejano e incutir nos mais novos o gosto por esta forma de cantar o Alentejo foram os grandes objectivos do projecto que a Câmara de Aljustrel promoveu, ao longo de 2017-2018, nas turmas do ensino pré-escolar das escolas do concelho.
A iniciativa envolveu cerca de 200 crianças do pré-escolar, assim como algumas turmas do primeiro ciclo do ensino básico, dos três aos 10 anos. Na prática, o projecto funcionou através de aulas práticas, durante as quais os elementos dos diversos grupos corais do concelho mostraram aos mais novos como cantar uma das modas do repertório do grupo, cuja prática foi posteriormente desenvolvida em contexto pedagógico.
As sessões decorreram durante o período lectivo e culminaram com os espectáculos de final de ano de cada escola do concelho, onde contaram com uma actuação em conjunto das crianças e elementos dos grupos corais.
"Envolver elementos dos grupos corais neste projecto de ensino do cante às crianças teve como objectivo não só valorizar o cante, como incutir o gosto para esta forma tão peculiar de cantar nos mais jovens, na esperança de um dia alguns deles poderem integrar um dos grupos corais do concelho, de maneira a perpetuar os grupos corais e não deixar morrer o cante alentejano", sublinha ao "CA" fonte da autarquia.
De acordo com a mesma fonte, e devido "ao sucesso alcançado, é intenção da Câmara Municipal continuar com o projecto" em 2018-2019.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 19/07/2018
População de Odemira
apresenta 73 propostas no
"Orçamento Participativo"
De projectos ligados ao desporto ou às novas tecnologias a ideias que promovem a saúde ou visam a requalificação de espaços colectivos, são 73 as propostas apresentadas pela população do concelho de Odemira na edição deste ano do "Orçamento Participativo" (OP).
07h00 - quinta, 19/07/2018
Obras na Secundária de Castro
com financiamento assegurado
Está garantindo o financiamento necessário para as obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde, que já constam no mapeamento elaborado pela Autoridade de Gestão do programa Alentejo 2020.
07h00 - quinta, 19/07/2018
Deputado do PS vota
a favor da ampliação
do hospital de Beja
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, votou nesta quarta-feira, 18, favoravelmente aos projectos de resolução que defendem a ampliação do hospital de Beja e a reposição de comboios entre Cuba e Beja, contrariando o sentido de voto da bancada socialista no Parlamento.
07h00 - quarta, 18/07/2018
Obras na EM 540 no
concelho de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 17 de Agosto, trabalhos de substituição de pontões e repavimentação na Estrada Municipal (EM) 540, no troço que liga as localidades de Algodôr e Alcaria Ruiva.
07h00 - quarta, 18/07/2018
EMAS Beja com obras
no Parque Industrial
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja iniciou esta semana os trabalhos de construção de uma extensão do colector de águas pluviais no Parque Industrial da cidade de Beja.

Data: 13/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial