00h00 - sexta, 13/07/2018

Cante alentejano nas
escolas de Aljustrel

Cante alentejano nas escolas de Aljustrel

Valorizar o cante alentejano e incutir nos mais novos o gosto por esta forma de cantar o Alentejo foram os grandes objectivos do projecto que a Câmara de Aljustrel promoveu, ao longo de 2017-2018, nas turmas do ensino pré-escolar das escolas do concelho.
A iniciativa envolveu cerca de 200 crianças do pré-escolar, assim como algumas turmas do primeiro ciclo do ensino básico, dos três aos 10 anos. Na prática, o projecto funcionou através de aulas práticas, durante as quais os elementos dos diversos grupos corais do concelho mostraram aos mais novos como cantar uma das modas do repertório do grupo, cuja prática foi posteriormente desenvolvida em contexto pedagógico.
As sessões decorreram durante o período lectivo e culminaram com os espectáculos de final de ano de cada escola do concelho, onde contaram com uma actuação em conjunto das crianças e elementos dos grupos corais.
"Envolver elementos dos grupos corais neste projecto de ensino do cante às crianças teve como objectivo não só valorizar o cante, como incutir o gosto para esta forma tão peculiar de cantar nos mais jovens, na esperança de um dia alguns deles poderem integrar um dos grupos corais do concelho, de maneira a perpetuar os grupos corais e não deixar morrer o cante alentejano", sublinha ao "CA" fonte da autarquia.
De acordo com a mesma fonte, e devido "ao sucesso alcançado, é intenção da Câmara Municipal continuar com o projecto" em 2018-2019.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 22/09/2018
Associação ambiental
nasce na aldeia de Fortes
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local é o objectivo da recém-criada Associação Ambiental de Amigos das Fortes (AAAF), aldeia no concelho de Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Mértola quer construir
CAO para deficientes
A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Mértola pretendem avançar, em parceria, com a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para a área da deficiência.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Detido por tráfico de
droga em Almodôvar
A GNR de Almodôvar, através do seu Núcleo de Investigação Criminal, deteve na terça-feira, 18 de Setembro, um homem de 50 anos por suspeitas da prática do tráfico de estupefacientes naquela localidade.
07h00 - quarta, 19/09/2018
Câmara de Aljustrel
vai ampliar Centro Escolar
A Câmara de Aljustrel vai ampliar o Centro Escolar Vipasca, no sentido de dotar o equipamento de mais salas de aula para o pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, a par de novos espaços para as actividades extra-curriculares e do Centro de Animação Infantil Municipal e de uma nova sala polivalente que sirva todo o Agrupamento.
07h00 - quarta, 19/09/2018
CM Castro Verde apoia
passeios de reformados
A Câmara de Castro Verde vai apoiar os passeios anuais de reformados do concelho que irão realizar-se nas diferentes freguesias nas próximas semanas e que terão como destino vários locais no país.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial