01h00 - sábado, 14/07/2018

PCP questiona Governo
sobre Linha do Alentejo

PCP questiona Governo sobre Linha do Alentejo

O PCP quer saber por que razão o Governo decidiu avançar com os projectos técnicos para a electrificação da Linha do Alentejo apenas no troço entre Casa Branca e Beja, excluindo a restante ligação até à Funcheira e à Linha do Sul.
A questão surge na pergunta apresentada na Assembleia da República pelos deputados João Dias e Bruno Dias e dirige-se ao ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, que na passada semana, em audição na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, anunciou que o Governo irá lançar até ao final do ano o concurso público para os projectos técnicos da electrificação da Linha do Alentejo, entre Casa Branca e Beja.
"Ora, este anúncio levanta duas perplexidades. A primeira perplexidade tem a ver com a opção deliberada do Governo PS de abandonar o troço Beja/ Funcheira no que se refere à electrificação, prosseguindo a política do anterior Governo PSD/ CDS. […] A segunda perplexidade tem a ver com a aparente necessidade de lançar um concurso público para a elaboração de projecto para a electrificação, quando a Infra-estruturas de Portugal (IP) devia ter essa capacidade", sustentam os deputados comunistas.
Nesse sentido, João Dias e Bruno Dias questionam igualmente o ministro sobre se "vão ou não ser tomadas medidas para que o projecto seja realizado para toda a linha" e se "a articulação da ferrovia com o aeroporto de Beja está considerada no projecto a realizar ou está também excluída".
Os deputados do PCP querem ainda saber "quais os motivos que impedem a IP de mobilizar e assegurar capacidades próprias na elaboração destes projectos técnicos, para recorrer desta forma a contratação externa de serviços".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".
07h00 - quinta, 21/02/2019
Dois linces-ibéricos
libertados no
concelho de Mértola
A Herdade da Bombeira, no concelho de Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, a libertação de mais dois linces-Ibéricos, um macho e uma fêmea com 11 meses de idade, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves e do Centro La Granilla, em Espanha.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar
A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Prisão preventiva para autores
de furto detidos em Ferreira
O Tribunal de Ferreira do Alentejo aplicou nesta segunda-feira, 18, a medida de coacção de prisão preventiva para os dois homens, de 19 e 29 anos, detidos no fim-de-semana pela GNR em Ferreira do Alentejo pelo crime de furto.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial