07h00 - segunda, 06/08/2018

Amoreiras-Gare volta
a receber comboios

Amoreiras-Gare volta a receber comboios

Depois de alguns anos de "ausência", os comboios voltaram a parar na estação ferroviária de Amoreiras-Odemira, na aldeia de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira). O movimento de passageiros na estação recomeçou neste domingo, 5 de Agosto, e vai vigorar no chamado "horário de Verão", com duas paragens do Intercidades: umas às 9h49 no sentido Faro-Lisboa e outra pelas 20h18 no sentido inverso.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, este era um momento há muito aguardado pela população, representando "uma batalha ganha" e, acima de tudo, uma nova esperança para a aldeia.
"As paragens não são aquelas que eram desejadas", mas seguramente que vão "trazer mais gente à aldeia e fomentar o movimento no comércio local", afirma Nuno Duarte.
"Este benefício para a aldeia será o benefício para a freguesia, que também ficará dotada de mais um meio de transporte que até agora não tinha. E para o concelho é uma grande mais-valia, assim como para algumas freguesias de concelhos limítrofes. O norte do concelho de Odemira ficará assim servido de uma estação de caminho-de-ferro", acrescenta o autarca eleito pelo PS.
A paragem do Intercidades em Amoreiras-Gare surge depois de anos de diálogo entre a empresa CP, a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras e a Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare. Nuno Duarte espera que agora haja movimento suficiente para este serviço não cessar quando chegar o Inverno.
"Agora as pessoas vão ter de utilizar [o comboio] e mostrar no terreno que aquilo que sempre dissemos: que faz falta o comboio, que há utentes e que fazem falta mais paragens", nota Nuno Duarte.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial