07h00 - domingo, 07/10/2018

Declaração de amor a
Santa Bárbara de Padrões

Declaração de amor a Santa Bárbara de Padrões

"Santa Bárbara é a minha aldeia/ a que trago no coração/ Terra humilde e rica em tradição": o poema surge na contracapa do livro e resume o que levou o jovem José Miguel Costa a escrever um livro sobre a sua terra. Santa Bárbara de Padrões – A identidade de uma freguesia foi lançado em Agosto e são pouco mais de 100 páginas onde o autor faz uma verdadeira "declaração de amor" à terra onde nasceu.
"Sou completamente apaixonado por Santa Bárbara de Padrões e este livro é uma declaração de amor a Santa Bárbara. Com este livro, além de homenagear Santa Bárbara, todas as nossas gentes e todo o nosso património material e imaterial, pretendo também dar a conhecer uma perspectiva renovada desta aldeia, que é a minha e de que eu gosto muito", reconhece ao "CA" José Miguel Costa, de apenas 19 anos.
Estudante de Direito em Lisboa, há muito que José Miguel Costa alimentava o sonho de escrever um livro sobre a sua terra. "A ideia de fazer este livro começou há praticamente 19 anos", diz em jeito de brincadeira. Certo é que o sonho ganhou asas e já este ano o jovem autor lançou-se à escrita.
"Tive a noção que havia a necessidade de fazer qualquer coisa sobre Santa Bárbara de Padrões. Os documentos e as publicações que existiam e existem sobre esta terra eram escassos e então achei que era preciso fazer alguma coisa para preservar toda esta riqueza e este património", conta.
Desde esse momento tudo se processou rapidamente. A escrita arrancou em Maio e no final de Agosto o livro já estava a ser apresentado. Pelo meio José Miguel Costa visitou todas as localidades da freguesia, falou com habitantes e responsáveis associativos, consultou documentos históricos (inclusive na Torre do Tombo, em Lisboa) e entrevistou alguns especialistas em áreas como a História, a Arqueologia ou as tradições locais.
"Este livro foi relativamente fácil de escrever, porque até já tinha alguma informação e algumas fontes reunidas pelo interesse que tinha já de algum tempo atrás", garante o autor, que dividiu a obra em capítulos, abordando temas caracterizadores da identidade da freguesia, como as lucernas romanas do santuário de Arannis, a igreja matriz e a padroeira Santa Bárbara, o cante alentejano, o artesanato ou a mina de Neves-Corvo. Também o extinto concelho de Padrões, que integrava as aldeias de Santa Bárbara de Padrões e de Graça de Padrões, merece um capítulo no livro, com informação que José Miguel Costa recolheu.
"Descobri que o antigo concelho de Padrões tinha Foral, o que nunca havia sido equacionado. Consegui fazer essa descoberta no Dicionário de Portugal Antigo e Moderno", conta o jovem, admitindo que esta questão lhe causou alguma surpresa. "É claro que me surpreendeu, até porque é um bocadinho estranho um concelho ter foral e nunca se ter abordado essa questão. Mas também fiquei surpreendido com algumas fotografias e também com algumas descobertas que fiz sobre o santuário de Arannis", acrescenta.
O livro Santa Bárbara de Padrões – A identidade de uma freguesia foi apresentado a 25 de Agosto e esgotou um dia depois, estando já prevista uma nova edição. "As pessoas têm gostado do que têm lido, ficam até emocionadas por verem algo sobre a sua terra e por verem alguém tão jovem a escrever um livro", nota o jovem autor, que admite, lá mais para a frente, voltar à escrita.
"Confesso que, quanto a essa questão do antigo concelho de Padrões, gostava mesmo de investigar mais, porque acho que é um concelho que tem pouca coisa publicada e era importante tentar investigar-se mais um bocadinho", conclui José Miguel Costa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Obras "dentro de pouco tempo"
na estrada de Santa Bárbara
O presidente da Câmara de Castro Verde confia que as obras de requalificação da Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de padrões para a mina de Neves-Corvo, poderão avançar "dentro de pouco tempo".
07h00 - sexta, 17/05/2019
Descentralização de competências:
"Estamos a dar um passo enorme"
Em entrevista ao "CA" o secretário de Estado das Autarquias Locais avalia a forma como os municípios estão a responder ao processo de descentralização de competências do Estado nas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Campanha da CDU
no distrito de Beja
O cabeça-de-lista da CDU nas eleições Europeias de 2019, agendadas para 26 de Maio, vai estar nesta sexta-feira, 17, no distrito de Beja, passando por quatro concelhos em campanha.
11h00 - quinta, 16/05/2019
CDS faz campanha para
as Europeias em Beja
A campanha do CDS-PP para as eleições Europeias 2019, agendadas para 26 de Maio, passa nesta quinta-feira, 16, pelo distrito de Beja, com duas acções com o cabeça-de-lista Nuno Melo.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial