07h00 - quinta, 11/10/2018

Centro de Transferência
de Tecnologia em Ferreira

Centro de Transferência de Tecnologia em Ferreira

Potenciar resultados da investigação e desenvolvimento gerados pelas entidades científicas e tecnológicas é um dos pressupostos do novo Centro de Transferência de Tecnologia, que vai funcionar no Ninho de Empresas de Ferreira do Alentejo.
A nova estrutura foi apresentada na terça-feira, 9, e resulta de uma parceria entre a Câmara de Ferreira do Alentejo e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).
"Trata-se de um projecto que pretende potenciar resultados da investigação e desenvolvimento gerados pelas entidades científicas e tecnológicas, com o objectivo de promover a ligação entre as empresas e as unidades de investigação e conhecimento", adianta José Guerra, vereador na Câmara de Ferreira do Alentejo.
De acordo com o autarca socialista, a instalação deste Centro de Transferência de Tecnologia em Ferreira do Alentejo "permite também a criação de condições para a crescente atração de empresas diferenciadas e inovadoras para o concelho", melhorando "o nível de intensidade tecnológica regional" e disponibilizando "de forma sustentável, consistente e inovadora, soluções face aos problemas e desafios dos parceiros e clientes".
O novo Centro de Transferência de Tecnologia vai actuar em quatro áreas, a começar pela transferência de tecnologia através da adaptação da tecnologia a situações específicas, produção de documentação de suporte e apoio na transferência do conhecimento tecnológico.
Na área da consultoria tecnológica a nova infra-estrura vai permitir o apoio na identificação e resolução de problemas, na identificação de oportunidades de inovação e de desenvolvimento tecnológico, e na definição de estratégias de adopção de tecnologias.
A incubação tecnológica é outra das áreas de actuação do novo centro, prestando apoio no desenvolvimento de acções para incubação tecnológica em contexto industrial e permitindo o acesso a equipas de engenharia e de investigação com elevada experiência, a procura de financiamentos para projectos de validação tecnológica e criação de produto, e o apoio no estabelecimento de parcerias.
Finalmente, em matéria de dinamização de actividades de investigação, será possível utilizar o Centro para a identificação de linhas emergentes de acção, dentro das linhas temáticas desenvolvidas pelo CEBAL, que exijam desenvolvimento de investigação para uma futura aplicação tecnológica, no apoio à identificação do problema ou da oportunidade, e na identificação das áreas de conhecimento e/ou tecnologias aplicáveis.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 10/12/2018
Voluntariado vale
prémio à CM Beja
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuiu, no final da passada semana, o prémio "Boas Práticas de Voluntariado Jovem" à Câmara de Beja, em cerimónia realizada em Campo Maior.
07h00 - segunda, 10/12/2018
CM Aljustrel premiada
pela "Rota da Floresta"
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu à Câmara de Aljustrel uma menção honrosa pela sua participação na actividade "Rota pela Floresta", prémio que será entregue numa cerimónia em Lagoa no próximo mês de Janeiro.
07h00 - domingo, 09/12/2018
Programa "365 Alentejo"
com candidaturas abertas
A Turismo do Alentejo, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística e o Turismo de Portugal, tem abertas até final do ano as candidaturas para a segunda edição do programa "365 Alentejo-Ribatejo", que visa a construção e promoção de um calendário anual de eventos "consistente e coerente".
13h29 - sexta, 07/12/2018
Detido por tráfico de pessoas no Baixo Alentejo
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 40 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de pessoas, anunciou no final da passada semana fonte oficial desta força policial.
07h00 - sexta, 07/12/2018
"Espírito" de Natal
no distrito de Beja
O "espírito de Natal" já chegou ao Baixo Alentejo e até ao final do ano são muitas as actividades programadas pelas autarquias para assinalar a quadra festiva, proporcionar momentos de animação e apelar ao consumo no comércio tradicional local.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial