07h00 - quinta, 11/10/2018

Centro de Transferência
de Tecnologia em Ferreira

Centro de Transferência de Tecnologia em Ferreira

Potenciar resultados da investigação e desenvolvimento gerados pelas entidades científicas e tecnológicas é um dos pressupostos do novo Centro de Transferência de Tecnologia, que vai funcionar no Ninho de Empresas de Ferreira do Alentejo.
A nova estrutura foi apresentada na terça-feira, 9, e resulta de uma parceria entre a Câmara de Ferreira do Alentejo e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).
"Trata-se de um projecto que pretende potenciar resultados da investigação e desenvolvimento gerados pelas entidades científicas e tecnológicas, com o objectivo de promover a ligação entre as empresas e as unidades de investigação e conhecimento", adianta José Guerra, vereador na Câmara de Ferreira do Alentejo.
De acordo com o autarca socialista, a instalação deste Centro de Transferência de Tecnologia em Ferreira do Alentejo "permite também a criação de condições para a crescente atração de empresas diferenciadas e inovadoras para o concelho", melhorando "o nível de intensidade tecnológica regional" e disponibilizando "de forma sustentável, consistente e inovadora, soluções face aos problemas e desafios dos parceiros e clientes".
O novo Centro de Transferência de Tecnologia vai actuar em quatro áreas, a começar pela transferência de tecnologia através da adaptação da tecnologia a situações específicas, produção de documentação de suporte e apoio na transferência do conhecimento tecnológico.
Na área da consultoria tecnológica a nova infra-estrura vai permitir o apoio na identificação e resolução de problemas, na identificação de oportunidades de inovação e de desenvolvimento tecnológico, e na definição de estratégias de adopção de tecnologias.
A incubação tecnológica é outra das áreas de actuação do novo centro, prestando apoio no desenvolvimento de acções para incubação tecnológica em contexto industrial e permitindo o acesso a equipas de engenharia e de investigação com elevada experiência, a procura de financiamentos para projectos de validação tecnológica e criação de produto, e o apoio no estabelecimento de parcerias.
Finalmente, em matéria de dinamização de actividades de investigação, será possível utilizar o Centro para a identificação de linhas emergentes de acção, dentro das linhas temáticas desenvolvidas pelo CEBAL, que exijam desenvolvimento de investigação para uma futura aplicação tecnológica, no apoio à identificação do problema ou da oportunidade, e na identificação das áreas de conhecimento e/ou tecnologias aplicáveis.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Câmara de Beja vence
prémio de voluntariado
A Câmara Municipal de Beja venceu o prémio "Boas Práticas de Voluntariado", atribuído pela Delegação Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
07h00 - sexta, 19/10/2018
Mértola apresenta filme
"Guadiana Selvagem"
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 19, no cine-teatro Marques Duque, a apresentação ao público do documentário "Guadiana Selvagem", realizado por Daniel Pinheiro no Parque Natura do Vale do Guadiana.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Turma de Beja
sem sete professores
Os 26 alunos de uma turma do sétimo ano da Escola Básica de Santa Maria, em Beja, estão sem professor em sete das 15 disciplinas que constituem a sua matriz curricular desde o início do presente ano lectivo, devido à inexistência de docentes colocados.
07h00 - quinta, 18/10/2018
OP de Odemira com 20
projectos pré-aprovados
A Câmara de Odemira já concluiu a fase de análise técnica das propostas apresentadas para o "Orçamento Participativo 2018" (OP), tendo sido aprovados provisoriamente um total de 20 projectos.
07h01 - quarta, 17/10/2018
PSP chega a todo
o distrito de Beja
Proporcionar um atendimento regular nos concelhos que não dispõem de estruturas fixas da PSP é o grande objectivo do projecto que esta força de segurança e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) começaram a dinamizar no início deste mês de Outubro.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial