07h00 - quarta, 07/11/2018

Câmara de Mértola aposta
na sensibilização ambiental

Câmara de Mértola aposta na sensibilização ambiental

A promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da protecção a longo prazo dos recursos hídricos do território do concelho, é a grande meta do concurso "Dar o Litro por Mértola", dinamizado pela Câmara Municipal local.
A iniciativa da autarquia é dirigida às juntas de freguesia do concelho, consistindo num concurso de ideias para a realização de campanhas de sensibilização e educação da comunidade local para o uso eficiente da água.
Integrado no projecto "Mértola +H2O", da Câmara Municipal e co-financiado pelo Fundo Ambiental, o concurso decorre até final de Novembro e visa a apresentação "de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional do recurso água e para a introdução dos princípios da economia circular na gestão da água".
Nesse sentido, explica fonte municipal, "é solicitado que juntas de freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, colectividades, pessoas) para a este desafio, fazendo valer a premissa que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos".
Recorde-se que o concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018.
De acordo com a autarquia, "as projecções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 24/03/2019
Confraria do Porco Alentejano
serve para "mobilizar vontades"
Defender e afirmar a fileira do porco alentejano e os seus produtos são os objectivos que "guiam" a Confraria Gastronómica do Porco Alentejano, que trabalha em parceria com a Câmara de Ourique e a Associação de Criadores do Porco Alentejano no sentido de promover o elevado potencial dos produtos do porco alentejano "como base de uma oferta gastronómica diferenciadora, entre o tradicional e a inovação".
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Porco Alentejano é "rei" em Ourique no fim-de-semana
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourique! Seja pelos sabores alentejanos, pelos stands de artesanato e outros produtos ou pela animação musical, serão milhares os visitantes que vão passar pela vila entre esta sexta-feira e domingo, 22 a 24 de Março, e participar em mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Deputado do PS defende agricultura alentejana na UE
O deputado do PS eleito por Beja defende a necessidade de haver respostas para os pequenos agricultores e para os territórios de baixa densidade, como o Baixo Alentejo, onde culturas e produções de pequena escala para o contexto europeu são de grande relevância local.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Fórum Social na vila de Mértola
O cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, o Fórum Social do concelho, que juntará os parceiros da rede social e profissionais da área e dará a conhecer várias experiências de outras regiões do país na área.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial