07h00 - quarta, 07/11/2018

Câmara de Mértola aposta
na sensibilização ambiental

Câmara de Mértola aposta na sensibilização ambiental

A promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da protecção a longo prazo dos recursos hídricos do território do concelho, é a grande meta do concurso "Dar o Litro por Mértola", dinamizado pela Câmara Municipal local.
A iniciativa da autarquia é dirigida às juntas de freguesia do concelho, consistindo num concurso de ideias para a realização de campanhas de sensibilização e educação da comunidade local para o uso eficiente da água.
Integrado no projecto "Mértola +H2O", da Câmara Municipal e co-financiado pelo Fundo Ambiental, o concurso decorre até final de Novembro e visa a apresentação "de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional do recurso água e para a introdução dos princípios da economia circular na gestão da água".
Nesse sentido, explica fonte municipal, "é solicitado que juntas de freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, colectividades, pessoas) para a este desafio, fazendo valer a premissa que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos".
Recorde-se que o concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018.
De acordo com a autarquia, "as projecções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 20/11/2018
CM Ourique contra
fecho da estação dos CTT
A Câmara de Ourique considera "inaceitável" a intenção dos CTT de encerrar a operação directa no concelho, concessionando o serviço público postal a uma entidade terceira, que assumirá quase todas as responsabilidades da actual estação.
07h00 - terça, 20/11/2018
CM Beja adjudica
expansão da ZAE
A Câmara de Beja adjudicou nesta segunda-feira, 19 de Novembro, a empreitada de expansão da Zona de Acolhimento Empresarial Norte, avaliada em cerca de 1,7 milhões de euros, à empresa Construções JJR & Filhos.
07h00 - segunda, 19/11/2018
CIMBAL contra fecho de estações dos CTT
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) veio a público manifestar o seu "total desacordo" com o encerramento de estações dos CTT na região ou a sua transformação em postos de correio geridos por terceiros.
07h00 - segunda, 19/11/2018
Castro Verde: PS critica chumbo
do orçamento, CDU justifica
O PS de Castro Verde tece duras críticas à CDU por ter chumbado, na Assembleia Municipal, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para o próximo ano de 2019.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial