07h00 - quarta, 07/11/2018

Câmara de Mértola aposta
na sensibilização ambiental

Câmara de Mértola aposta na sensibilização ambiental

A promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da protecção a longo prazo dos recursos hídricos do território do concelho, é a grande meta do concurso "Dar o Litro por Mértola", dinamizado pela Câmara Municipal local.
A iniciativa da autarquia é dirigida às juntas de freguesia do concelho, consistindo num concurso de ideias para a realização de campanhas de sensibilização e educação da comunidade local para o uso eficiente da água.
Integrado no projecto "Mértola +H2O", da Câmara Municipal e co-financiado pelo Fundo Ambiental, o concurso decorre até final de Novembro e visa a apresentação "de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional do recurso água e para a introdução dos princípios da economia circular na gestão da água".
Nesse sentido, explica fonte municipal, "é solicitado que juntas de freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, colectividades, pessoas) para a este desafio, fazendo valer a premissa que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos".
Recorde-se que o concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018.
De acordo com a autarquia, "as projecções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/01/2019
CM Castro Verde faz obras na
EB1 de Santa Bárbara de Padrões
Arrancaram no passado mês de Dezembro as obras de construção de uma antecâmara entre os dois edifícios da Escola Básica (EB) 1 de Santa Bárbara de Padrões, promovidas pela Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 22/01/2019
Estrada entre Beringel e
Peroguarda requalificada
A Câmara de Beja inicia nesta terça-feira, 22 de Janeiro, os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal (CM) 1029 entre Beringel e Peroguarda, no troço que se desenvolve no concelho.
07h00 - segunda, 21/01/2019
Conselho consultivo
da CAP reúne em Beja
O auditório da Expobeja, no Parque de Feiras de Exposições de Beja, recebe nesta segunda-feira, 21, durante a manhã, uma reunião do Conselho Consultivo do Alentejo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
07h00 - segunda, 21/01/2019
Falta de médicos em
Beja preocupa PCP
O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, visita nesta segunda-feira, 21, durante a tarde, o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para abordar com a administração da ULSBA a falta de médicos na Urgência de Obstetrícia.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial