07h00 - sexta, 09/11/2018

LPN informada sobre o problema

LPN informada sobre o problema

Em declarações ao "CA", a bióloga Rita Alcazar, responsável pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) em Castro Verde, lembra que espécies como a raposa, saca-rabos ou corvos são "selvagens", logo sem qualquer controlo.
"Estamos sensibilizados para a problemática e achamos que ela precisa de uma boa caracterização para se poder entender melhor e poder identificar melhor as formas de resolver a situação", sublinha.
Por isso mesmo, LPN e AACB já estão a tratar de recolher, junto dos agricultores, dados sobre os locais os ataques ocorrem. Paralelamente, será necessário realizar um estudo de quantificação das populações de predadores selvagens, o que carece de financiamento, para já inexistente.
De acordo a bióloga, será esta caracterização que permitirá definir as melhores soluções para colocar termo ao problema. Rita Alcazar dá mesmo o exemplo do Norte do país, onde os ataques de lobos aos rebanhos levaram à adopção de medidas minimizadoras como a utilização de cães de gado e um melhor controlo das ovelhas na altura dos partos.
"Mas era importante analisar e estudar a situação bem, para se poder actuar com conformidade e da forma correcta", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 19/11/2018
CIMBAL contra fecho de estações dos CTT
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) veio a público manifestar o seu "total desacordo" com o encerramento de estações dos CTT na região ou a sua transformação em postos de correio geridos por terceiros.
07h00 - segunda, 19/11/2018
Castro Verde: PS critica chumbo
do orçamento, CDU justifica
O PS de Castro Verde tece duras críticas à CDU por ter chumbado, na Assembleia Municipal, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para o próximo ano de 2019.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Deputada do PSD
questiona Governo
A deputado do PSD eleita por Beja questionou o Governo sobre diversas matérias nesta semana, durante as audições aos ministros para discussão do Orçamento do Estado para 2019.
07h00 - sábado, 17/11/2018
ACOS reforça apoio
técnico a agricultores
Aconselhar, identificar e orientar os agricultores "na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na protecção do ambiente" são os objectivos do novo serviço de apoio técnico da associação ACOS-Agricultores do Sul.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial