07h00 - sábado, 10/11/2018

Odemira valoriza
violas de arame

Odemira valoriza violas de arame

Valorizar e preservar as viola de arame portuguesa, entre as quais a campaniça, típica do interior do concelho de Odemira, é o grande objectivo do VIII Encontro de Violas de Arame, que vai decorrer em São Martinho das Amoreiras neste fim-de-semana, dias 10 e 11 de Novembro. A iniciativa realiza-se em simultâneo com o V Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, numa organização do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI).
"Este encontro tem como objectivo dinamizar e manter activa a nossa freguesia, o interior do nosso concelho e, ao mesmo tempo, mostrar o trabalho desenvolvido em São Martinho das Amoreiras em tudo o que tem a ver com a viola campaniça, característica do interior do concelho de Odemira", sublinha ao "CA" João Pedro Vilhena, presidente da Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA), uma das entidades que integra o consórcio responsável pelo CVVCCI, juntamente com a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.
"São Martinho das Amoreiras é a 'capital' de uma das violas de arame mais conhecidas a nível nacional e internacional, a nossa viola campaniça, muito associada à freguesia, e deve afirmar-se e chamar a si a organização de um evento destes", acrescenta a vereadora Deolinda Seno Luís.
Para a responsável pela pasta da Cultura na Câmara de Odemira, o encontro vai proporcionar "a troca e partilha de saberes de quem representa estes instrumentos musicais", possibilitando a afirmação do CVVCCI e "de todo este património que é muito popular e que é muito importante que seja salvaguardado".
Este encontro "pode trazer ainda mais entusiasmo aos construtores de viola campaniça e a futuros alunos do CVVCCI, ao confrontarem o seu trabalho na construção de violas com outros construtores convidados, nos workshops que se vão realizar", complementa João Pedro Vilhena.

Debates e muita música
Ambicionando ser uma "acção importante de resgate e dignificação da cultura regional", o VIII Encontro de Violas de Arame vai decorrer na Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e contará com a presença da viola campaniça (Alentejo), viola braguesa (Minho), viola beiroa (Beira Baixa), viola de arame (Madeira), viola da terra (Açores) e viola caipira (Minas Gerais/ Brasil), dedilhadas, respectivamente, pelos tocadores Pedro Mestre e Carlos Loução, José Barros, Ricardo Fonseca, Vítor Sardinha, Rafael Carvalho e Chico Lobo.
O encontro arranca às 10h30 de sábado, 10 de Novembro, sendo que na sessão de abertura vão estar José Alberto Guerreiro (presidente da Câmara de Odemira) e João Pedro Vilhena (presidente da ADA). Segue-se a apresentação do CVVCCI, por Nuno Duarte (presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras) e uma mesa-redonda com os tocadores das violas de arame representadas na iniciativa,
Depois de almoço, pelas 14h00, é inaugurada uma exposição de cordofones, a que se segue o debate "A viola de arame portuguesa", moderado por José Francisco Colaço Guerreiro (da Cortiçol, de Castro Verde) e com as intervenções de Manuel Morais (musicólogo e professor), Domingos Morais (professor e etnomusicólogo) e Salwa Castelo-Branco (professora e etnomusicóloga).
Às 17h30 actuam os alunos de viola campaniça do CVVCCI, enquanto que para as nove da noite está previsto o concerto "Violas de Arame" no Centro Social de Amoreiras-Gare, com entradas gratuitas.
No domingo, 11 de Novembro, o programa do encontro arranca às 10h00, com um debate sobre construção da viola de arame portuguesa, com a participação dos construtores Daniel Luz, Orlando Trindade e um representante da fábrica de cordofones "Arte & Música".
Após o almoço, às 14h00, realizam-se oficinas de violas de arame, seguindo-se uma sessão de cante ao despique e baldão, acompanhado à campaniça na Taberna do Lagar (16h00) e um magusto (18h00).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/01/2019
CM Castro Verde faz obras na
EB1 de Santa Bárbara de Padrões
Arrancaram no passado mês de Dezembro as obras de construção de uma antecâmara entre os dois edifícios da Escola Básica (EB) 1 de Santa Bárbara de Padrões, promovidas pela Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 22/01/2019
Estrada entre Beringel e
Peroguarda requalificada
A Câmara de Beja inicia nesta terça-feira, 22 de Janeiro, os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal (CM) 1029 entre Beringel e Peroguarda, no troço que se desenvolve no concelho.
07h00 - segunda, 21/01/2019
Conselho consultivo
da CAP reúne em Beja
O auditório da Expobeja, no Parque de Feiras de Exposições de Beja, recebe nesta segunda-feira, 21, durante a manhã, uma reunião do Conselho Consultivo do Alentejo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
07h00 - segunda, 21/01/2019
Falta de médicos em
Beja preocupa PCP
O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, visita nesta segunda-feira, 21, durante a tarde, o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para abordar com a administração da ULSBA a falta de médicos na Urgência de Obstetrícia.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial