07h00 - terça, 12/02/2019

Museu Regional
passa para o Estado

Museu Regional passa para o Estado

A gestão do Museu Regional Rainha Dona Leonor, em Beja, vai transitar da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) para a rede de museus do Ministério da Cultura.
De acordo com a CIMBAL, no Conselho de Ministros do passado dia 7 de Fevereiro foi aprovado o decreto-lei "que estabelece o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios".
"Este permite a integração do Museu [Regional] na rede sob responsabilidade do Ministério da Cultura, tendo sido assegurada uma gestão partilhada, entre a Direcção Regional da Cultura e a Câmara Municipal de Beja, a permanência do seu espólio na região e a manutenção dos respetivos postos de trabalho".
A CIMBAL acrescenta que durante este período de transição "serão redigidos os respectivos protocolos, que serão objecto de aprovação" nos seus órgãos competentes.
"Contamos, desta forma, dar um contributo significativo que permita proporcionar as melhores condições para a salvaguarda, valorização e maior divulgação para o magnífico acervo que o Museu acolhe e, simultaneamente, garantirmos a preservação da memória colectiva do Baixo Alentejo", conclui a CIMBAL em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 15/02/2019
CPCJ de Castro Verde
aposta na prevenção em 2019
"Atacar" as áreas em que o tecido social do concelho "revela maiores fragilidades": é esta grande meta do plano de intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Verde para 2019.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Marciano ou Gonçalo? PSD escolhe novo líder
De um lado surge um militante histórico, fundador do partido na região e que teve grande actividade política durante o período "cavaquista"; do outro lado um jovem social-democrata, que presidiu fugazmente a uma das mais importantes concelhias do partido no Baixo Alentejo (a de Ourique) e que tem sido um dos "rostos" mais visíveis na região no apoio a Rui Rio.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Presidentes
de assembleias
municipais reúnem
A sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) recebe nesta sexta-feira, 15, durante a tarde, um encontro com os presidentes das assembleias municipais do distrito.
07h00 - quinta, 14/02/2019
Portagem na A26 tem de
avançar até 14 de Março
Durante a reunião com os autarcas da região em Beja, o ministro Pedro Marques garantiu ainda que foi dado um prazo, até ao dia 14 de Março, para a concessionária iniciar a obra da portagem da A26 relativa ao troço, já construído, entre Malhada Velha e o nó da A2 em Santa Margarida do Sado.
07h00 - quinta, 14/02/2019
Governo garante construção
de variante em Aljustrel
O ministro do Planeamento e Infra-estruturas garantiu nesta quarta-feira, 13, em Beja, que a construção da variante rodoviária à vila de Aljustrel vai constar no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial