07h00 - terça, 12/03/2019

Novo lar de Relíquias
já está a funcionar

Novo lar de Relíquias já está a funcionar

Dezasseis de Fevereiro de 2019: nos seus já largos 80 anos de existência esta é uma data que ficará para sempre na história da Casa do Povo de Relíquias, que neste dia abriu o muito desejado (e ansiado) lar de idosos.
Um investimento na ordem de um milhão de euros que acaba de entrar em funcionamento para aumentar o leque de respostas sociais nesta freguesia do concelho de Odemira.
"É, de facto, um sonho concretizado", confidencia ao "CA" a presidente da Direcção da Casa do Povo de Relíquias. "É uma satisfação enorme e o início de um novo ciclo para a instituição, no sentido de melhor servir a população de Relíquias", acrescenta com orgulho Maria do Nascimento.
A nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Relíquias representa um investimento superior a um milhão de euros, comparticipado em cerca de 750 mil euros por fundos comunitários, através do programa operacional regional InAlentejo. A par deste apoio, a Câmara Municipal de Odemira financiou o projecto com um subsídio de 250 mil euros, cabendo à Casa do Povo de Relíquias assumir uma comparticipação financeira a rondar os 70 mil euros.
Desde 2013 que o projecto tem vindo a ser trabalhado pela instituição de Relíquias, sendo que seis anos depois abriu finalmente portas. "Tivemos de ser muito persistentes para as coisas irem para a frente. Mas foi uma satisfação enorme", afiança a presidente Maria do Nascimento.
O novo equipamento tem capacidade para 36 utentes, sendo que 11 camas já estão ocupadas. Ainda assim, a Casa do Povo de Relíquias ainda espera pela celebração de acordos de comparticipação com a Segurança Social. "Temos muita esperança que isso seja possível neste ano de 2019", revela Maria do Nascimento.
Com a abertura da ERPI a Casa do Povo de Relíquias criou um total de oito novos postos de trabalho, que se juntaram aos 18 funcionários que já colaboravam nas valências de centro de dia (com 11 utentes) e serviço de apoio domiciliário (34 utentes).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/04/2019
Baixo Alentejo celebra
45 anos de Liberdade!
António Zambujo, Paulo de Carvalho, The Gift, Gisela João e Bárbara Bandeira surgem no leque de artistas que, na próxima semana, vai passar pelo distrito de Beja, no âmbito das comemorações de mais um 25 de Abril.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Ovibeja abre portas
e espera "casa cheia"
Durante cinco dias todo o Alentejo deste mundo vai caber no Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", em Beja, que a partir desta quarta-feira, 24 de Abril, recebe a 36ª edição da Ovibeja.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Câmara de Castro
promove homenagens
A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover nesta quinta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Abril, dois momentos de homenagem pública, todos a título póstumo, a três personalidades do concelho.
07h00 - terça, 23/04/2019
Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus
O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas.
07h00 - terça, 23/04/2019
"A Ovibeja é uma
espécie de Ronaldo"
Na véspera do arranque da 36ª Ovibeja o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, RuiGarrido, fala ao "CA" sobre a importância da feira para a região e antevê dias de "casa cheia" na edição deste ano, que é dedicada à temática das alterações climáticas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial