08h00 - domingo, 17/03/2019

PCP questiona abate
de aves nos olivais

PCP questiona abate de aves nos olivais

O deputado do PCP eleito por Beja questionou o Governo, através do Ministério da Agricultura, sobre se tem conhecimento do abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos, nomeadamente na região.
Na pergunta apresentada na Assembleia da República, João Dias lembra que em Portugal, nos olivais super-intensivos, a apanha nocturna de azeitona "é uma prática corrente", apesar do período nocturno ser, "precisamente, o momento de descanso e repouso das aves".
Segundo João Dias, as "máquinas de apanha de azeitona pelo ruído e a sua iluminação que produzem 'cegam' os pássaros, que ficam incapazes de fugir e acabam por ser sugados juntamente com a colheita de azeitona".
"O problema é tanto mais grave por quanto, muitas dessas aves são insectívoras e contribuem para a redução de pragas de insectos, pelo que a consequência será um aumento de pragas que associadas a doses elevadas de produtos químicos para as combater, agravam ainda mais o impacto negativo decorrente da agricultura intensiva e super-inetensiva", acrescenta o parlamentar comunista.
Nesse sentido, além de querer saber "que conhecimento tem o Governo quanto ao abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos", João Dias questiona a disponibilidade do Governo "para avaliar e monitorizar o impacto dos olivais intensivos na biodiversidade das áreas cultivadas com os referidos olivais".
O deputado do PCP quer ainda saber "que medidas foram ou vão ser tomadas para prevenir a morte de aves durante a apanha nocturna de azeitona" e se "pensa o Governo vir a introduzir novas regras e limitações à apanha de azeitona, nomeadamente nocturna".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial