12h30 - sexta, 11/04/2008

Moura vai celebrar o azeite na 10ª Olivomoura

Moura vai celebrar o azeite na 10ª Olivomoura

Promover o sector da olivicultura, com forte peso na economia local, dinamizar o intercâmbio entre produtores, industriais e empresas, e contribuir para a criação de novas oportunidades de negócio são os principais objectivos da 10ª edição da Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura, certame organizado pela Câmara de Moura no Parque Municipal de Feiras e Exposições local no próximo mês de Maio, entre os dias 8 e 11.
"Queremos dar o nosso contributo [ao sector], porque entendemos que a olivicultura tem de continuar a ser um dos elementos fundamentais da nossa base económica", sublinhou o autarca José Maria Pós-de-Mina durante a sessão de apresentação da feira, na segunda-feira, 7, na sede da Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, em Beja.
A iniciativa, de cariz bienal, alterna com a feira de olivicultura de Campo Maior e apresenta este ano uma série de novidades, entre as quais uma "Rota dos Azeites do Alentejo", sessões de massagens com azeite ou um concurso nacional de azeites virgem. Tudo para afirmar um sector em expansão e cada vez mais na ordem do dia.
"Por circunstâncias diversas, o sector da olivicultura ocupa hoje um plano importante do ponto de vista da discussão pública. É também por isto que esta X edição da Olivomoura se organiza na altura certa", advogou o autarca mourense.
Em simultâneo com a Olivomoura, decorre também a 14ª Feira do Bovino Mertolengo, promovendo outro sector económico "importante" no concelho. Daí a ambição revelada por José Maria Pós-de-Mina, que pretende captar apoios financeiros, via QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, para concluir o Parque de Leilão de Gado.
A X Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura e a XIV Feira do Bovino Mertolengo são promovidas por uma comissão organizadora, onde além da Câmara de Moura se contam também o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a ADEMO – Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Olivícolas Portugueses, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo, e as associações de Criadores de Bovinos Mertolengos, Equestre de Moura, de Jovens Agricultores de Moura, e de Criadores do Rafeiro Alentejano, de Micro, Pequenos e Médios Empresários do Alentejo Interior.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/01/2018
GNR e Cercibeja
dinamizam acções
O Comando Territorial de Beja da GNR e a CerciBeja iniciam nesta quarta-feira, 24, a parceria "Gerações de Mãos Dadas", que contará com diversas acções de sensibilização da população em vários concelhos do distrito.
07h00 - quarta, 24/01/2018
Alentejo apresenta equipa
do Skills 2018 em Castro Verde
O cine-teatro municipal de Castro Verde recebe nesta quarta-feira, 24, pelas 15h00, a apresentação da equipa que vai representar o Alentejo no 43º Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal 2018, que decorre em Beja no final de Fevereiro.
07h00 - quarta, 24/01/2018
Ministro do Ambiente na barragem da Rocha
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vai estar nesta quarta-feira, 24, pelas 10h00, na barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, onde irá presidir à cerimónia de apresentação do Programa de Intervenções a Curto Prazo em Albufeiras.
11h42 - terça, 23/01/2018
Secretário-geral da OMT
faz elogios a Castro Verde
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) fez rasgados elogios ao trabalho desenvolvido na área da conservação da natureza no concelho de Castro Verde, que visitou na manhã desta terça-feira, 23, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
Secretárias de Estado
visitam cidade de Beja
Habitação social e intervenção urbana no centro histórico da cidade estão na origem da visita que as secretárias de Estado da Habitação e da Cidadania e Igualdade realizam nesta terça-feira, 23, a Beja.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial