12h30 - sexta, 11/04/2008

Moura vai celebrar o azeite na 10ª Olivomoura

Moura vai celebrar o azeite na 10ª Olivomoura

Promover o sector da olivicultura, com forte peso na economia local, dinamizar o intercâmbio entre produtores, industriais e empresas, e contribuir para a criação de novas oportunidades de negócio são os principais objectivos da 10ª edição da Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura, certame organizado pela Câmara de Moura no Parque Municipal de Feiras e Exposições local no próximo mês de Maio, entre os dias 8 e 11.
"Queremos dar o nosso contributo [ao sector], porque entendemos que a olivicultura tem de continuar a ser um dos elementos fundamentais da nossa base económica", sublinhou o autarca José Maria Pós-de-Mina durante a sessão de apresentação da feira, na segunda-feira, 7, na sede da Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, em Beja.
A iniciativa, de cariz bienal, alterna com a feira de olivicultura de Campo Maior e apresenta este ano uma série de novidades, entre as quais uma "Rota dos Azeites do Alentejo", sessões de massagens com azeite ou um concurso nacional de azeites virgem. Tudo para afirmar um sector em expansão e cada vez mais na ordem do dia.
"Por circunstâncias diversas, o sector da olivicultura ocupa hoje um plano importante do ponto de vista da discussão pública. É também por isto que esta X edição da Olivomoura se organiza na altura certa", advogou o autarca mourense.
Em simultâneo com a Olivomoura, decorre também a 14ª Feira do Bovino Mertolengo, promovendo outro sector económico "importante" no concelho. Daí a ambição revelada por José Maria Pós-de-Mina, que pretende captar apoios financeiros, via QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, para concluir o Parque de Leilão de Gado.
A X Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura e a XIV Feira do Bovino Mertolengo são promovidas por uma comissão organizadora, onde além da Câmara de Moura se contam também o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a ADEMO – Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Olivícolas Portugueses, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo, e as associações de Criadores de Bovinos Mertolengos, Equestre de Moura, de Jovens Agricultores de Moura, e de Criadores do Rafeiro Alentejano, de Micro, Pequenos e Médios Empresários do Alentejo Interior.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Vítimas de violência
doméstica com novo
apoio em Mértola
A Câmara de Mértola, através do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, conta desde este mês de Maio com um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial