12h30 - sexta, 11/04/2008

Moura vai celebrar o azeite na 10ª Olivomoura

Moura vai celebrar o azeite na 10ª Olivomoura

Promover o sector da olivicultura, com forte peso na economia local, dinamizar o intercâmbio entre produtores, industriais e empresas, e contribuir para a criação de novas oportunidades de negócio são os principais objectivos da 10ª edição da Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura, certame organizado pela Câmara de Moura no Parque Municipal de Feiras e Exposições local no próximo mês de Maio, entre os dias 8 e 11.
"Queremos dar o nosso contributo [ao sector], porque entendemos que a olivicultura tem de continuar a ser um dos elementos fundamentais da nossa base económica", sublinhou o autarca José Maria Pós-de-Mina durante a sessão de apresentação da feira, na segunda-feira, 7, na sede da Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, em Beja.
A iniciativa, de cariz bienal, alterna com a feira de olivicultura de Campo Maior e apresenta este ano uma série de novidades, entre as quais uma "Rota dos Azeites do Alentejo", sessões de massagens com azeite ou um concurso nacional de azeites virgem. Tudo para afirmar um sector em expansão e cada vez mais na ordem do dia.
"Por circunstâncias diversas, o sector da olivicultura ocupa hoje um plano importante do ponto de vista da discussão pública. É também por isto que esta X edição da Olivomoura se organiza na altura certa", advogou o autarca mourense.
Em simultâneo com a Olivomoura, decorre também a 14ª Feira do Bovino Mertolengo, promovendo outro sector económico "importante" no concelho. Daí a ambição revelada por José Maria Pós-de-Mina, que pretende captar apoios financeiros, via QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, para concluir o Parque de Leilão de Gado.
A X Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura e a XIV Feira do Bovino Mertolengo são promovidas por uma comissão organizadora, onde além da Câmara de Moura se contam também o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a ADEMO – Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Olivícolas Portugueses, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo, e as associações de Criadores de Bovinos Mertolengos, Equestre de Moura, de Jovens Agricultores de Moura, e de Criadores do Rafeiro Alentejano, de Micro, Pequenos e Médios Empresários do Alentejo Interior.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 24/09/2017
António Costa em almoço
de campanha em Beja
O secretário-geral do PS (e primeiro-ministro) vai estar neste domingo, 24 de Setembro, na cidade de Beja, onde participará num almoço-comício da candidatura socialista nas Autárquicas 2017.
00h00 - sábado, 23/09/2017
Voto de louvor para
Bernardo Loff Barreto
A Assembleia Municipal de Beja aprovou, por proposta da CDU, um voto de louvor ao seu actual presidente, o médico Bernardo Loff Barreto, pelo desempenho do cargo ao longo de seis mandatos.
07h00 - sexta, 22/09/2017
CDS-PP quer crescer
no distrito de Beja
Crescer é o verbo que o CDS-PP quer conjugar no próximo dia 1 de Outubro no distrito de Beja, reforçando a sua votação nas eleições Autárquicas numa região onde a direita tem grandes dificuldades e o partido muito pouca representação.
07h00 - sexta, 22/09/2017
PS de Castro Verde apresenta
comissão de apoio e programa
São cerca de 70 as pessoas de todo o concelho que integram a comissão de apoio da candidatura do PS aos órgãos municipais e de freguesia de Castro Verde.
07h00 - quinta, 21/09/2017
Bloco de Esquerda admite
"geringonças" no distrito
As Autárquicas 2017 ocorrem num momento em que o país é gerido por um governo do PS, que tem o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda (BE) e como a "geringonça" tem funcionado a nível nacional, o coordenador do Bloco de Esquerda (BE) no distrito admite replicá-la na região.

Data: 15/09/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial