07h00 - sexta, 12/04/2019

Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo

Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo

Os turcos da ESAN Eczacibasi contam avançar em breve com os trabalhos de prospecção mineira numa área denominada "Rosário", que fica no alinhamento da área de Neves-Corvo, em plena Faixa Piritosa Ibérica. O investimento está avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros e é aguardado com alguma expectativa por parte dos responsáveis da empresa da Turquia.
"É uma área muito propícia [à descoberta de novos depósitos de minerais], já que fica no alinhamento de Neves-Corvo. Estamos ansiosos", assume ao "CA" o geólogo Nelson Martins, responsável pela operação da ESAN Eczacibasi em Portugal.
De acordo com este técnico, a empresa aguarda apenas a confirmação, por parte da Secretaria de Estado de Energia, para poder avançar com os trabalhos de prospecção em parceria com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, que pertence ao Estado, numa área com 202 km2.
"É a continuação da faixa de Neves-Corvo, há umas ocorrências à superfície de outras sondagens e estamos a avançar, no sentido de tentar localizar mais alguma coisa com interesse económico. Existem vestígios, mas a profundidades muito grandes. E isso é uma coisa que tem sempre de ser avaliada antes de se decidir qualquer investimento", observa Nelson Martins, frisando que este será sempre "um processo lento".
"Nesta fase há sempre muito investimento, mas uma mina só avança se se encontrarem depósitos e depois de devidamente estudados", afiança o geólogo, acrescentando que a criação de uma nova mina depende sempre muito da cotação dos metais. "Pode haver um depósito que agora não é rentável, apesar de ter algum volume, mas daqui a cinco ou 10 anos já pode vir a ser", justifica.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/04/2019
Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus
O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas.
07h00 - terça, 23/04/2019
"A Ovibeja é uma
espécie de Ronaldo"
Na véspera do arranque da 36ª Ovibeja o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, RuiGarrido, fala ao "CA" sobre a importância da feira para a região e antevê dias de "casa cheia" na edição deste ano, que é dedicada à temática das alterações climáticas.
07h00 - terça, 23/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
07h00 - segunda, 22/04/2019
BE alerta para estado
de estradas em Odemira
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propôs na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para que avance, "com urgência", com a reparação das estradas regionais (ER) 123 e 266 e do viaduto de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 22/04/2019
PEV questiona sobre
medidas nas Fortes
O grupo parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), questionou o ministro do Ambiente e da Transição Energética sobre a eliminação da poluição provocada pela empresa de extracção de bagaço de azeitona na localidade de Fortes (Ferreira do Alentejo).

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial