07h00 - quinta, 13/06/2019

PS quer reposição da freguesia de Casével

PS quer reposição da freguesia de Casével

"Frontal e totalmente" contra: é esta a posição da Concelhia de Castro Verde do PS perante a proposta de lei do Governo para o regime jurídico da reorganização do mapa de freguesias em Portugal, que impede a reposição da freguesia de Casével, extinta em 2013 e agregada na nova União de Freguesias de Castro Verde e Casével.
Segundo os socialistas, e "entre muitos outros requisitos", a proposta apresentada recentemente pelo Governo à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) determina que apenas as freguesias com mais de 1.150 eleitores ou, noutros casos, com 600 eleitores e ficarem a mais de 10 quilómetros, em linha recta, da sede de concelho, é que terão a possibilidade de recuperar o estatuto de freguesia.
"Deste modo, se esta proposta tiver aprovação na Assembleia da República, ficará fechada a porta para a reposição da freguesia de Casével. Obviamente, para o PS de Castro Verde trata-se de uma solução inaceitável e com a qual discorda frontal e totalmente", assume a concelhia do PS, que vai mais longe nas críticas à proposta do Governo: "Os critérios agora definidos são completamente desajustados da realidade da maioria dos territórios de baixa densidade no nosso país".
Tudo isto leva os socialistas de Castro Verde a, "como sempre defenderam", exigirem "a reposição da freguesia de Casével", garantindo que "estarão com toda a firmeza ao lado da população na defesa desse objectivo legítimo e justo".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - quinta, 20/06/2019
Beja: Obras no museu
da rua do Sembrano
A Câmara de Beja iniciou na terça-feira, 18 de Junho, as obras de impermeabilização da cobertura do edifício onde funciona o Núcleo Museológico do Sembrano, criado no âmbito do programa "BejaPolis".
08h00 - quinta, 20/06/2019
PCP preocupado com
carência de médicos
Os deputados do PCP João Dias, Carla Cruz e Paula Santos questionaram o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a carência de médicos no Centro de Saúde de Aljustrel e na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
07h00 - quarta, 19/06/2019
Câmara de Ourique promove ATL de Verão
Ocupar as férias escolares das crianças e jovens do concelho é o objectivo da Câmara de Ourique, que a partir da próxima segunda-feira, 24 de Junho, promove mais uma edição do ATL de Verão para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.
07h00 - quarta, 19/06/2019
Governo disponível para
ajudar pescadores da Azenha
O secretário de Estado das Pescas garante que o Governo está disponível para colaborar com a Câmara de Odemira e a ACDPMAM na recuperação dos equipamentos do portinho de pesca da Azenha do Mar destruídos pelo incêndio de 6 de Maio.
07h00 - quarta, 19/06/2019
Mercedes Guerreiro
apresenta novo livro
O Triunfo dos Valentes: Luta e Resistência numa vila mineira do século XX é o título do novo livro de Mercedes Guerreiro, que é apresentado nesta quarta-feira, 19 de Junho.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial