07h00 - quinta, 13/06/2019

PS quer reposição da freguesia de Casével

PS quer reposição da freguesia de Casével

"Frontal e totalmente" contra: é esta a posição da Concelhia de Castro Verde do PS perante a proposta de lei do Governo para o regime jurídico da reorganização do mapa de freguesias em Portugal, que impede a reposição da freguesia de Casével, extinta em 2013 e agregada na nova União de Freguesias de Castro Verde e Casével.
Segundo os socialistas, e "entre muitos outros requisitos", a proposta apresentada recentemente pelo Governo à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) determina que apenas as freguesias com mais de 1.150 eleitores ou, noutros casos, com 600 eleitores e ficarem a mais de 10 quilómetros, em linha recta, da sede de concelho, é que terão a possibilidade de recuperar o estatuto de freguesia.
"Deste modo, se esta proposta tiver aprovação na Assembleia da República, ficará fechada a porta para a reposição da freguesia de Casével. Obviamente, para o PS de Castro Verde trata-se de uma solução inaceitável e com a qual discorda frontal e totalmente", assume a concelhia do PS, que vai mais longe nas críticas à proposta do Governo: "Os critérios agora definidos são completamente desajustados da realidade da maioria dos territórios de baixa densidade no nosso país".
Tudo isto leva os socialistas de Castro Verde a, "como sempre defenderam", exigirem "a reposição da freguesia de Casével", garantindo que "estarão com toda a firmeza ao lado da população na defesa desse objectivo legítimo e justo".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 29/05/2020
Eurodeputado do
PCP em Beja e Moura
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, promove nesta sexta-feira, 29 de Maio, uma acção de contactos com comerciantes nas cidades de Moura e Beja.
07h00 - sexta, 29/05/2020
CM Ourique
oferece máscaras a
maiores de 65 anos
A Câmara de Ourique vai oferecer a todos os habitantes do concelho com 65 anos de idade ou mais um conjunto de cinco máscaras cirúrgicas, destinadas à protecção individual nesta fase de desconfinamento.
07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" na costa alentejana
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - quinta, 28/05/2020
CDU Beja propõe
medidas de apoio
Os eleitos da CDU na Câmara de Beja apresentaram uma proposta com uma série de medidas de apoio às micro, pequenas e médias empresas no concelho, de forma a mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia local.
07h00 - quinta, 28/05/2020
Bandeira Azul
em 13 praias do
distrito de Beja
A época balnear de 2020 arranca, oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 1 de Junho, e o distrito de Beja vai ter um total de 13 praias com a Bandeira Azul hasteada durante o Verão, o mesmo número que no ano anterior.

Data: 29/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial