07h00 - terça, 23/07/2019

Cerimónias militares
em Castro para festejar
Batalha de Ourique

Cerimónias militares em Castro para festejar Batalha de Ourique

Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
O concelho é o local histórico da Batalha de Ourique, onde D. Afonso Henriques derrotou cinco reis mouros e afirmou Portugal como país, sendo que o programa comemorativo da data contará com as presenças da secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e do bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que foi pároco durante vários anos em Castro Verde.
As comemorações arrancam às 9h00, na Praça do Município com a recepção, com honras militares, da secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes autoridades civis e militares. Segue-se uma romagem ao padrão e uma cerimónia militar no sítio de São Pedro das Cabeças, onde decorrerá o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores e a homenagem aos mortos em combate.
A iniciativa prossegue depois no Largo da Feira, em Castro Verde, com a realização de uma missa campal, pelas 10h45, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, seguindo-se, às 11h30, a realização do juramento de bandeira do VI Turno de 2019 da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), numa cerimónia que juntará cerca de 60 militares do Regimento de Infantaria (RI) 1 de Beja.
As celebrações são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com a Direcção de História e Cultura Militar e o RI 1 de Beja.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial