07h00 - terça, 06/08/2019

ULSBA e Fundação La Caixa apoiam
pessoas com doenças avançadas

ULSBA e Fundação La Caixa apoiam pessoas com doenças avançadas

Um total de 223 pessoas com doenças avançadas (e 318 familiares) foram apoiadas nos últimos meses pela Fundação La Caixa e pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas.
De acordo com os responsáveis pelo projecto, a iniciativa tem a colaboração do Ministério da Saúde e actua na área dos cuidados paliativos, visando complementar a acção dos serviços públicos de saúde e centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.
"Um marco deste programa consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psico-social (EAPS), executado com grande sucesso há 10 anos em Espanha e agora alargado e adaptado a Portugal", adianta a Fundação La Caixa em comunicado enviado ao "CA".
Segundo a mesma fonte, "estas equipas são constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares".
"O programa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários", diz a Fundação, explicando que em Portugal foram seleccionadas 10 equipas de apoio psico-social, "integradas em equipas de cuidados paliativos e distribuídas por diferentes regiões do país".
A Fundação La Caixa nota igualmente que o programa contempla também "o apoio à qualificação profissional de médicos em cuidados paliativos e apoio a associações para implementação de projectos de sensibilização pública e promoção de apoio no processo de doença e de luto".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial