07h00 - quinta, 12/09/2019

Centro de Arqueologia
de Ourique em festa

Centro de Arqueologia de Ourique em festa

O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB), de Ourique, assinala nesta quinta-feira, 12, uma década de trabalho na preservação, valorização e promoção do património arqueológico do concelho com um colóquio.
A iniciativa, promovida em conjunto pela Câmara Municipal e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, arranca às 10h00 e vai decorrer no cine-teatro Sousa Telles. Estarão presentes diversos especialistas, que irão abordar as temáticas "CACMB-Balanço e Perspectivas", "Para que servem os Museus", "Património e Turismo", e "Novas tecnologias: Projectos de promoção e divulgação de património cultural".
"O colóquio será uma oportunidade para sublinhar o percurso percorrido, perspectivar o presente e debater os caminhos para um futuro sólido na afirmação do património cultural como pilar da comunidade e uma mais-valia na afirmação de Ourique", afiança o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro.
O programa das comemorações da década do CACMB inclui ainda, pelas 17h30, a inauguração de uma exposição de pintura de Adriano Dias Pereira, patente na Galeria do CACMB e na antiga cadeia de Ourique.
Criado em 2009, o CACMB estuda o espólio do depósito votivo da II Idade do Ferro, descoberto em Garvão, num trabalho desenvolvido em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora/Centro Hércules.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Odemira, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.
07h00 - terça, 17/09/2019
CM Castro Verde
transporta alunos até
à estação da Funcheira
A Câmara de Castro Verde tem abertas as inscrições para o serviço gratuito de transporte entre Castro Verde e a estação ferroviária da Funcheira, destinado a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e outros estabelecimentos de ensino em Lisboa e no Algarve.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial