07h00 - quinta, 12/09/2019

Centro de Arqueologia
de Ourique em festa

Centro de Arqueologia de Ourique em festa

O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB), de Ourique, assinala nesta quinta-feira, 12, uma década de trabalho na preservação, valorização e promoção do património arqueológico do concelho com um colóquio.
A iniciativa, promovida em conjunto pela Câmara Municipal e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, arranca às 10h00 e vai decorrer no cine-teatro Sousa Telles. Estarão presentes diversos especialistas, que irão abordar as temáticas "CACMB-Balanço e Perspectivas", "Para que servem os Museus", "Património e Turismo", e "Novas tecnologias: Projectos de promoção e divulgação de património cultural".
"O colóquio será uma oportunidade para sublinhar o percurso percorrido, perspectivar o presente e debater os caminhos para um futuro sólido na afirmação do património cultural como pilar da comunidade e uma mais-valia na afirmação de Ourique", afiança o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro.
O programa das comemorações da década do CACMB inclui ainda, pelas 17h30, a inauguração de uma exposição de pintura de Adriano Dias Pereira, patente na Galeria do CACMB e na antiga cadeia de Ourique.
Criado em 2009, o CACMB estuda o espólio do depósito votivo da II Idade do Ferro, descoberto em Garvão, num trabalho desenvolvido em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora/Centro Hércules.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.
07h00 - quinta, 06/08/2020
CDU Beja defende
criação de Museu da BD
Os vereadores da CDU na Câmara de Beja consideram "um erro" do actual executivo do PS o eventual abandono do projecto do Museu de Banda Desenhada, que estava previsto pela anterior gestão comunista na autarquia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
EMAS de Beja remodela abastecimento
de água ao parque de feiras da cidade
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem a decorrer, desde o mês de Julho, a uma empreitada de remodelação do abastecimento de água ao Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", na cidade.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial