07h00 - quarta, 06/11/2019

Encontro Nacional
de Regadio em Odemira

Encontro Nacional de Regadio em Odemira

A Federação Nacional de regantes de Portugal (FENAREG) e a Associação de Beneficiários do Mira promovem nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7, em Odemira, o Encontro Regadio 2019/ XII Jornadas FENAREG. Debater o trinómio Agricultura-Ambiente-Território e os desafios dos aproveitamentos hidroagrícolas além da gestão da água são os grandes objectivos da iniciativa.
"Com os desafios das alterações climáticas e com os compromissos ambientais que nos propomos, o planeamento tem cada vez mais um papel preponderante, sendo fundamental pensar a longo prazo e encontrar alternativas e soluções viáveis", observa o presidente da FENAREG, João Núncio.
A iniciativa, que contará com a presença da ministra da Agricultura (naquele que será o primeiro acto público de Maria do Céu Albuquerque nesta funções), assinala igualmente o 50º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (comemorado no passado dia 10 de Maio), que actualmente tem 94% da sua área classificada como Rede Natura, o que, segundo a FENAREG, "coloca uma série de desafios do ponto de vista da articulação das entidades gestoras do território e da conciliação das actividades económicas, nomeadamente a agricultura, com a protecção do ambiente e da orla costeira.
"A gestão dos Aproveitamentos Hidroagrícolas não se cinge apenas a uma eficiente gestão da água. É necessário existir uma estratégia clara para o território", defende o director-executivo da ABM, Manuel Amaro Figueira.
Tendo como mote "Desenvolvimento Rural e Planeamento do Território", o encontro vai decorrer nas instalações do ZMAR, perto da Zambujeira do Mar, e arranca às 9h45 de quarta-feira, 6.
Às 10h30 será debatido o tema "O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira: Passado, Presente e Futuro", seguindo-se as conferências "A Agricultura e os Direitos Fundamentais: a Propriedade, o Território e o Ambiente" (11h00) e "Aproveitamentos Hidroagrícolas: Desafios para além da gestão da água. Casos práticos" (11h30).
Depois de almoço, as jornadas continuam com a sessão "Implementação dos Aproveitamentos Hidroagrícolas" (15h00) e a apresentação, por Francisco Gomes da Silva, do "Contributo para uma Estratégia para o Regadio 2050" (15h30), um estudo realizado pela empresa Agroges para a FENAREG que aponta caminhos orientadores das políticas públicas de regadio até 2050, propondo um plano de acção até 2027 e os instrumentos financeiros para modernizar o regadio em Portugal.
Segue-se a mesa-redonda "Os desafios para o regadio" (16h15) e a sessão de encerramento (18h00), onde estará a ministra Maria do Céu Albuquerque. O dia termina com um jantar de gala, pelas 20h00, para comemoração dos 50 anos do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira.
O Encontro Regadio 2019/ XII Jornadas FENAREG terminam na quinta-feira, 7, com uma visita, a partir das 9h00, às infra-estruturas do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e a algumas explorações agrícolas locais.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial