07h00 - quarta, 04/12/2019

Comitiva da Esdime
de visita à França

Comitiva da Esdime de visita à França

A cooperativa Esdime, com sede em Messejana, promove até sexta-feira, 6, uma missão técnica com representantes do Baixo Alentejo à região francesa de Hauts-de-France, no sentido de conhecer as boas práticas praticadas localmente ao nível "do empreendedorismo agrícola", da "valorização da produção" ou da "transição energética e ecológica".
Fonte da cooperativa explica ao "CA" que a comitiva integra ainda representantes da CIMBAL, dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, das associações de regantes do Roxo e de Odivelas, da Associação de Criadores do Porco Alentejano, da EDIA, do IPBeja, do CEBAL e da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.
Durante estes dias a comitiva irá, segundo a Esdime, visitar o Germoir-Espaço de Teste Agrícola (a primeira iniciativa de teste agrícola em França e local onde os agricultores podem previamente testar os seus projectos de forma acompanhada em talhões certificados em modo de produção biológica), um Ecopólo Alimentar (especializado na transformação de produtos agrícolas), uma cooperativa de fomento do empreendedorismo jovem em meio rural e a associação Energhétic (responsável pela criação de cooperativas de energia cidadã e pela aplicação prática do conceito em Loos-en-Gohelle, uma antiga vila mineira).
O programa inclui ainda reuniões com decisores e autarcas locais e com o GAL Pays du Montreuillois.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 14/12/2019
Praça Dr. Carlos Moreira
inaugurada em Beringel
Os presidentes da Câmara de Beja e da Junta de Freguesia de Beringel, Paulo Arsénio e Vítor Besugo, respectivamente, inauguram neste sábado, 14, pelas 11h30, a requalificada Praça Dr.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Estação Biológica
apresentada em Mértola
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 13 de Dezembro, a apresentação pública da futura Estação Biológica de Mértola, que ficará situada no antigo edifício dos silos da EPAC.
07h00 - sexta, 13/12/2019
PS elogia reabertura
da Basílica de Castro
A Concelhia de Castro Verde do PS assinala "com grande alegria" a reabertura ao culto da Basílica Real da vila, concretizada na último domingo, 8, após uma primeira fase de obras de requalificação avaliadas em 65 mil euros.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Câmara de Castro Verde
investe na área social
A Câmara de Castro Verde concedeu, ao longo do ano de 2019, um montante de cerca de 276 mil euros em auxílios financeiros às diferentes organizações de carácter social do concelho e em apois na área social.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial