07h00 - sexta, 14/02/2020

Projecto inovador na área
da Obstetrícia na ULSBA

Projecto inovador na área da Obstetrícia na ULSBA

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e o INEM, através das respectivas direcções de Enfermagem, desenvolveram um projecto pioneiro que visa o desenvolvimento de competências para os enfermeiros do INEM e dos serviços de urgência e emergência extra-hospitalar na área dos cuidados às grávidas e recém-nascidos.
O projecto, tutelado pelo Serviço de Obstetrícia da ULSBA, foi apresentado esta semana no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, em sessões qe contaram com a presença dos enfermeiros do Serviço de Obstetrícia e dos enfermeiros que prestam serviço na VMER de Beja e nas ambulâncias SIV de Moura e Castro Verde.
De acordo com a administração da ULSBA, este projecto formativo "permite a actualização e desenvolvimento de competências dos enfermeiros da ULSBA e do INEM na área da Saúde Materno-Infantil, garantindo assim a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados em ambiente extra-hospitalar".
A ULSBA lembra que a sua área de influência "apresenta uma grande dispersão geográfica", o que levanta "grandes dificuldades de acesso aos cuidados de saúde, em especial às grávidas, existindo alguma casuística de partos extra-hospitalares, que são garantidos pelas equipas de emergência médica do INEM e pelas equipas médicas dos Serviços de Urgência Básica (SUB)".
Nesse sentido, adianta a adminisração da Unidade Local, estão igualmente "a ser desenvolvidas várias acções de formação teórico-prática e os respectivos ensinos clínicos em ambiente intra-hospitalar, nomeadamente em bloco de partos, tutelados pela equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia da ULSBA".
"Foram dados os primeiros passos para a celebração de um protocolo de colaboração entre a ULSBA e o INEM, para a promoção da interacção entre os profissionais dos serviços de Emergência Pré-Hospitalar e de Emergência Hospitalar, que terá reflexos positivos na actividade e desempenho profissionais e melhoria na assistência prestada à população que vier a necessitar", conclui o conselho de administração da ULSBA.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial