07h00 - terça, 19/05/2020

Câmara de Mértola
apoia empresas do concelho

Câmara de Mértola apoia empresas do concelho

Relançar a dinâmica empresarial do concelho é a grande meta da Câmara de Odemira, que tem vindo a lançar diversas medidas de apoio aos empresários locais, "de modo a ajudar todos os que foram afectados pela pandemia" de Covid-19.
Em comunicado, a autarquia liderada pelo socialista Jorge Rosa explica que como medida para apoiar os empresários que durante o período de emergência "estiveram fechados ou com actividade muito reduzida" foi criado um programa "de apoio directo à quebra de negócio/receita, baseado na facturação média calculada com base em três períodos homólogos dos anos de 2014, 2016 e 2018, e avaliado em função de vários critérios".
"Para beneficiar deste apoio será necessário fazer candidatura a esta medida do Município, e juntar os comprovativos sempre que solicitado", sendo que "será criado um júri de avaliação das candidaturas, soberano na avaliação", revela a mesma fonte.
A juntar a isto, e no âmbito do programa "Adaptar", lançado pelo Governo para incentivar à adaptação do comércio e serviços em contexto da Covid-19, a autarquia mertolense "irá prestar apoio técnico na elaboração e acompanhamento das candidaturas às empresas que o solicitem".
Já para os consumidores não domésticos que, "por imposição legal, fecharam ao público os seus espaços comerciais e para os consumidores industriais que produzam bens facilmente perecíveis, a Câmara [de Mértola] vai isentar o pagamento total da factura da água, nos meses de Maio, Junho e Julho".
A autarquia revela que outra das medidas municipais para ajudar os restaurantes, cafés e similares "é a suspensão da cobrança de taxas de ocupação da via pública durante o actual ano económico, até porque devido à necessidade de afastamento dos clientes, essas áreas poderão ser ampliadas".
A par disto, acrescenta, "todos os estabelecimentos comerciais localizados nos espaços propriedade do Município, que estiveram fechados devido à pandemia, estão isentos do pagamento de renda nos meses de Maio e Junho", enquanto a renda de Julho "terá uma redução de 50%".
De modo a informar sobre todas as medidas em vigor, e sobre a diversa legislação que saiu sobre o tema, foi decidida a criação de canais informativos preferenciais, para esclarecimento de dúvidas e procedimentos, em parceria com a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, nas várias organizações com responsabilidade directa na gestão da economia social e financeira da Covid-19.
Consciente "do importante papel desempenhado" pelos Bombeiros Voluntários de Mértola e pelas instituições de solidariedade social do concelho "no bem-estar de todos os mertolenses", a autarquia decidiu ainda isentar em 50% a factura da água destas instituições nos meses de Maio, Junho e Julho.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial