07h00 - sexta, 18/09/2020

Sete clubes contra
arranque "precoce" da
1ª divisão distrital

Sete clubes contra arranque "precoce" da 1ª divisão distrital

Sete dos clubes que participam no campeonato distrital da 1ª divisão subscreveram uma tomada de posição, já entregue à Associação de Futebol de Beja (AFBeja), onde é criticado o arranque dos campeonatos distritais, nomeadamente o "Distritalão", previsto para o próximo dia 18 de Outubro.
No documento, a que o "CA" teve acesso, Despertar, Guadiana de Mértola, Aldenovense, Sporting de Cuba, Odemirense, Milfontes e União Serpense afirmam ser "óbvia a inexistência de qualquer aspecto positivo num início apressado e não consensual" das competições, sugerindo mesmo "o adiamento da decisão para início e formato das provas para o final do presente mês de Setembro, assim como, a abertura de um ciclo de reuniões/ audições com os clubes, para que se percebam em definitivo as dificuldades sentidas e a realidade local em que vivem".
De acordo com os emblemas subscritores da tomada de posição, "o carácter amador destas competições, não se coaduna com o 'risco' inerente de contágio [por Covid-19] e suas consequências", acrescentando que "a multiplicidade de origens geográficas, nomeadamente dos atletas, potencia a possibilidade migratória da infecção/ doença" e que "a concomitância entre a vida privada, familiar, laboral, escolar e desportiva dos atletas e participantes" pode potenciar "a eventual contracção da doença".
Além do mais, frisam, os clubes não poderão assumir "responsabilidades que não são da sua esfera de decisão ou influência, em particular a impossibilidade de se responsabilizarem pela implementação de medidas que são do foro autárquico ou municipal e que respeitam às condições sanitárias e de higiene e limpeza, proporcionadas no uso das instalações desportivas".
A par disto, os sete emblemas lembram as dificuldades acrescidas que terão de enfrentar em 2020-2021 nas deslocações de atletas e com a realização de jogos de "à porta fechada", com a "óbvia perda de receitas", a que se junta "a manutenção de todos os custos fixos que competições desta natureza implicam".
Uma posição que nem a recente decisão da AFBeja em reduzir as taxas de jogo para metade do valor até Dezembro altera. "Continuam a ser insuficientes os apoios, uma vez que os pressupostos de quebra de receitas se mantêm válidos, fazendo prever graves dificuldades financeiras para os clubes no decurso da época/competições", argumentam os clubes subscritores da tomada de posição.
Para estes sete emblemas, "é precoce o início dos campeonatos, em moldes e timing semelhante aos de anos 'ditos normais', dado o momento pandémico que se vive", "a recente evolução do número de casos" e a implementação, desde 15 de Setembro, do "Estado de Contingência", "o que exige flexibilidade por parte da AFBeja e capacidade para encontrar medidas extraordinárias, inclusive repensando o formato de realização das provas, se necessário".
Tudo isto leva os sete emblemas a solicitar alguns esclarecimentos sobre o actual Regulamento Covid-19 para a Retoma da Prática Competitiva de Futebol e Futsal da AFBeja e a defender que não haja qualquer "penalização para os clubes pela não participação nas referidas competições quando não lhes seja imputável o ónus da não participação".
"Esta poderá ter origem na legítima recusa dos atletas, visando estes diminuir o grau de exposição ao risco de contágio, salvaguardando a sua saúde individual, familiar e comunitária" e "a solução avançada pela Direcção da AFBeja, que visa punir com a descida administrativa de divisão os clubes não participantes, não faz sentido no actual momento, pois há questões de Saúde Pública que se sobrepõem a qualquer interesse competitivo", sustentam.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h46 - terça, 20/10/2020
Três casos de Covid-19
confirmados no IPBeja
Foram confirmados neste fim-de-semana três novos casos de alunos infectados com a Covid-19 no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a que se juntam os dois registados em Setembro, revelou nesta terça-feira, 20, a instituição.
07h00 - terça, 20/10/2020
Castro Verde debate
revisão do PDM
A Câmara de Castro Verde promove nesta terça-feira, 20 de Outubro, pelas 21h00, um fórum de auscultação pública sobre o processo em curso de revisão do Plano Director Municipal (PDM).
07h00 - terça, 20/10/2020
OP de Castro Verde revela
vencedores da edição de 2020
A proposta "Pelo Direito ao Vento nos Cabelos: Pedalar sem Idade Castro Verde ", apresentada por Cidália Alves Guerreiro, foi a vencedora da edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 20/10/2020
Novo surto de
Covid-19 noutro
lar de Beja
As autoridades de saúde confirmaram nesta segunda-feira, 19, um novo surto de Covid-19 em mais um lar da cidade de Beja, desta feita o Centro Paroquial e Social do Salvador, com um total de 31 pessoas, entre utentes e funcionários.
07h00 - terça, 20/10/2020
Detido por tráfico
de droga em Beja
A GNR deteve no passado sábado, 17 de Outubro, perto de Baleizão, no concelho de Beja, um homem de 37 anos por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.

Data: 09/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial