07h00 - sábado, 19/09/2020

Aljustrel tem maior taxa de
natalidade do Baixo Alentejo

Aljustrel tem maior taxa de natalidade do Baixo Alentejo

O concelho de Aljustrel voltou a registar em 2019 a maior taxa de natalidade de todo o Baixo Alentejo, assim como a segunda maior taxa de fecundidade geral de todo o país, apenas atrás de Lisboa.
De acordo com a autarquia, os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o concelho de Aljustrel apresenta "uma taxa de fecundidade geral de 56,0", sendo que Lisboa apresenta "um valor de 62,1".
Desta forma, "e tendo em conta o índice sintético de fecundidade", o concelho de Aljustrel "é o segundo território de Portugal onde é maior o número médio de filhos por mulher em idade fértil, nomeadamente de 2,1", apenas superado por Lisboa, onde é de 2,3.
No continente o número médio de filhos por mulher, "registado em 2019, foi de 1,43", acrescenta a Câmara de Aljustrel.
A autarquia frisa ainda que , também segundo o INE, Aljustrel é o concelho do Baixo Alentejo "onde é apresentada a maior taxa bruta de natalidade, designadamente de 9,9".
"Para a Câmara Municipal de Aljustrel, estes voltam a ser dados animadores e que, não sendo suficientes para resolver o problema que se iniciou há muitos e muitos anos, de perda populacional, no concelho e em todo o interior do país, ajudam a renovar a esperança", observa o Município em comunicado.
Para a autarquia, estes números "reforçam ainda a convicção de que Aljustrel, cada vez mais, se afirma como um concelho dinâmico e cada vez mais atractivo, nomeadamente a nível económico, social e também demográfico".
"Significa ainda que o concelho de Aljustrel tem tido a capacidade de manter a qualidade de vida, onde as famílias encontram excelentes condições para criarem os seus filhos, e, sobretudo, o emprego, através da atracção de diversos e importantes investimentos e nas mais diversificadas áreas", complementa a Câmara Municipal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h46 - terça, 20/10/2020
Três casos de Covid-19
confirmados no IPBeja
Foram confirmados neste fim-de-semana três novos casos de alunos infectados com a Covid-19 no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a que se juntam os dois registados em Setembro, revelou nesta terça-feira, 20, a instituição.
07h00 - terça, 20/10/2020
Castro Verde debate
revisão do PDM
A Câmara de Castro Verde promove nesta terça-feira, 20 de Outubro, pelas 21h00, um fórum de auscultação pública sobre o processo em curso de revisão do Plano Director Municipal (PDM).
07h00 - terça, 20/10/2020
OP de Castro Verde revela
vencedores da edição de 2020
A proposta "Pelo Direito ao Vento nos Cabelos: Pedalar sem Idade Castro Verde ", apresentada por Cidália Alves Guerreiro, foi a vencedora da edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 20/10/2020
Novo surto de
Covid-19 noutro
lar de Beja
As autoridades de saúde confirmaram nesta segunda-feira, 19, um novo surto de Covid-19 em mais um lar da cidade de Beja, desta feita o Centro Paroquial e Social do Salvador, com um total de 31 pessoas, entre utentes e funcionários.
07h00 - terça, 20/10/2020
Detido por tráfico
de droga em Beja
A GNR deteve no passado sábado, 17 de Outubro, perto de Baleizão, no concelho de Beja, um homem de 37 anos por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.

Data: 09/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial