07h00 - quarta, 18/11/2020

Novas áreas para Covid-19 em Beja, Castro e Cuba

Novas áreas para Covid-19 em Beja, Castro e Cuba

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) acaba de criar novas áreas dedicadas para doentes respiratórios e Covid-19 (ADR) nos centros de saúde de Beja, Castro Verde e Cuba, adianta ao "CA" o conselho de administração. Em comunicado, a administração da ULSBA explica que as novas ADR surgem no âmbito do cumprimento do Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, levando também em linha de conta "o previsível aumento de afluência de utentes com queixas do foro respiratório".
A mesma fonte acrescenta que as ADR são estruturas de atendimento organizadas que pretendem "dar resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados", nomeadamente nos concelhos de Beja e Serpa (ADR Beja), nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique (ADR Castro Verde), e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira (ADR Cuba).
"Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência são criadas as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura)", acrescenta a ULSBA.
De acordo a mesma fonte, as ADR "destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infecção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus".
Nesse sentido, o encaminhamento do doente suspeito para as ADR "é feito mediante a avaliação da Linha SNS24 ou pelo médico de família do Centro de Saúde".
"Para além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, caso seja necessário, e os pedidos pela Linha SNS24", observa a ULSBA, acrescentando que o utente também poderá dirigir-se a estas áreas se apresentar sintomas como tosse ou alteração da sua tosse habitual, tosse e dores de cabeça, tosse e dores musculares, febre (38ºC), dificuldade respiratória ou diminuição súbita do olfacto (cheiro) e/ou do paladar (gosto).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 25/11/2020
GNR sinaliza 3.403 idosos sozinhos
ou isolados no Baixo Alentejo
Um total de 3403 idosos foram sinalizados pela GNR nos 14 concelhos do distrito de Beja por viverem sozinhos e/ou isolados.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Odemira entrega prémios
"Espírito Empreendedor"
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
07h00 - terça, 24/11/2020
Almodôvar distinguida
como "Autarquia
Familiarmente Responsável"
A Câmara de Almodôvar foi distinguida, pela quinta vez consecutiva, com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável", atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar nas políticas locais.
07h00 - terça, 24/11/2020
EMAS de Beja retoma
projecto "Heróis
da Água" nas escolas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja retomou, na passada semana, o projecto "Heróis da Água", direccionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
07h00 - terça, 24/11/2020
Igreja Matriz de Aljustrel
vai ter obras de requalificação
Já está aprovada a candidatura para recuperação e beneficiação da Igreja Matriz de Aljustrel, investimento a rondar os 200 mil euros que permitirá "a conservação e reabilitação deste importante monumento" e "ícone do património religioso, cultural e arquitectónico no concelho".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial