07h00 - sexta, 20/11/2020

Candidatura para mercado
de produtos locais
em Aljustrel aprovada

Candidatura para mercado de produtos locais em Aljustrel aprovada

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), através da medida LEADER, aprovou uma candidatura da Câmara de Aljustrel, tendo em vista "a revitalização da economia e a dinamização dos pequenos circuitos de comercialização" no concelho.
Em comunicado, a autarquia explica o objectivo desta candidatura, intitulada "Mercado de Produtos Locais" e co-financiada em cerca de 14 mil euros pelo LEADER, "é promover o contacto directo entre os produtores e os consumidores, contribuindo para o aproveitamento e escoamento dos produtos excedentes provenientes da agricultura familiar, e também a fomentação das artes mais tradicionais e artesanais".
Nesse sentido, esta candidatura permitirá "dinamizar os sectores dos pequenos produtores e de artesãos de todas as freguesias do concelho de Aljustrel e incentivar ao consumo, cada vez mais, daquilo que é local".
Ao mesmo tempo, acrescenta a Câmara Municipal, o projecto "contribuirá ainda para a diminuição do desperdício alimentar, apelando ao consumo de produtos da época, nomeadamente frescos e de qualidade".
"A intenção é ainda contribuir para o estreitar de laços e para o reforço da confiança entre produtores/artesãos e consumidores", observa a autarquia.
De acordo com a mesma fonte, a candidatura aprovada prevê que sejam "realizados mercados em todas as freguesias do concelho de Aljustrel que pretendem envolver ainda as populações, dinamizando o território e servindo de atractivo, de modo a que seja possível trazer mais visitantes e potenciais clientes".
"Poder-se-á, assim, escoar os produtos mais facilmente e vender directamente os bens aos consumidores finais, sendo benéfico para todos os envolvidos", observa a Câmara de Aljustrel, considerando que num tempo "particularmente difícil" devido à Covid-19 "este projecto poderá ajudar à revitalização da economia no concelho, mas também estimular o desenvolvimento e satisfazer a procura e dar mais oportunidades de oferta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 25/11/2020
GNR sinaliza 3.403 idosos sozinhos
ou isolados no Baixo Alentejo
Um total de 3403 idosos foram sinalizados pela GNR nos 14 concelhos do distrito de Beja por viverem sozinhos e/ou isolados.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Odemira entrega prémios
"Espírito Empreendedor"
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
07h00 - terça, 24/11/2020
Almodôvar distinguida
como "Autarquia
Familiarmente Responsável"
A Câmara de Almodôvar foi distinguida, pela quinta vez consecutiva, com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável", atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar nas políticas locais.
07h00 - terça, 24/11/2020
EMAS de Beja retoma
projecto "Heróis
da Água" nas escolas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja retomou, na passada semana, o projecto "Heróis da Água", direccionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
07h00 - terça, 24/11/2020
Igreja Matriz de Aljustrel
vai ter obras de requalificação
Já está aprovada a candidatura para recuperação e beneficiação da Igreja Matriz de Aljustrel, investimento a rondar os 200 mil euros que permitirá "a conservação e reabilitação deste importante monumento" e "ícone do património religioso, cultural e arquitectónico no concelho".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial