07h00 - domingo, 22/11/2020

Governo lança apoio
para jovens agricultores

Governo lança apoio para jovens agricultores

O Ministério da Agricultura abriu na sexta-feira, 20, dois avisos do PDR 2020 para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respectivo investimento na exploração agrícola.
Em comunicado enviado ao "CA", o ministério liderado por Maria do Céu Antunes explica que estes dois avisos "representam uma dotação de 10 milhões de euros", dos quais dois milhões de euros são "alocados" à operação 3.1.1 "Jovens Agricultores", destinada à atribuição de prémio à instalação, e os restantes oito milhões de euros para a operação 3.1.2 para "Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola".
"Estas medidas são complementares, e implicam uma candidatura conjunta", acrescenta o ministério.
Segundo a ministra da Agricultura, estes apoios "pretendem aumentar a atractividade do sector agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade".
"Prevemos que os oito milhões de euros disponibilizados para a operação 3.1.2. alavanquem um investimento total de cerca de 21 milhões de euros", acrescenta Maria do Céu Antunes.
Refira-se que estas medidas, cujo prazo de candidaturas termina a 20 de Janeiro de 2021, são específicas para jovens agricultores que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola, "com idades entre os 18 e os 40 anos, à data da apresentação da candidatura".
Outra das condições para o apoio é a garantia da titularidade e a gestão directa da exploração agrícola "por um prazo mínimo de cinco anos".
De acordo com a ministra da Agricultura, "o PDR 2020 já apoiou 2430 projectos de investimento de jovens agricultores nos concelhos de baixa densidade, num total de 262 milhões de euros, e que representa um investimento de 656 milhões de euros, tendo concedido 69 milhões de euros em prémios à instalação de jovens agricultores".
"É um valor que representa 70% dos apoios concedidos neste período de programação aos jovens", conclui Maria do Céu Antunes.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 25/11/2020
GNR sinaliza 3.403 idosos sozinhos
ou isolados no Baixo Alentejo
Um total de 3403 idosos foram sinalizados pela GNR nos 14 concelhos do distrito de Beja por viverem sozinhos e/ou isolados.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Odemira entrega prémios
"Espírito Empreendedor"
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
07h00 - terça, 24/11/2020
Almodôvar distinguida
como "Autarquia
Familiarmente Responsável"
A Câmara de Almodôvar foi distinguida, pela quinta vez consecutiva, com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável", atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar nas políticas locais.
07h00 - terça, 24/11/2020
EMAS de Beja retoma
projecto "Heróis
da Água" nas escolas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja retomou, na passada semana, o projecto "Heróis da Água", direccionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
07h00 - terça, 24/11/2020
Igreja Matriz de Aljustrel
vai ter obras de requalificação
Já está aprovada a candidatura para recuperação e beneficiação da Igreja Matriz de Aljustrel, investimento a rondar os 200 mil euros que permitirá "a conservação e reabilitação deste importante monumento" e "ícone do património religioso, cultural e arquitectónico no concelho".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial