09h20 - quinta, 16/10/2008

EDIA limpa albufeira de Alvito

EDIA limpa albufeira de Alvito

A EDIA anunciou que está a limpar a albufeira de Alvito, após ter detectado, durante um esvaziamento parcial, materiais que poderiam degradar a qualidade da água usada para regar e abastecer cinco concelhos.
A limpeza da albufeira, que deverá terminar no final deste mês, pretende "minimizar os factores que contribuem para a degradação da qualidade da água e os riscos para a utilização do espelho de água", além de "facilitar eventuais trabalhos de controlo de pragas e infestantes", explica a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).
Durante o esvaziamento parcial da albufeira, operação "necessária" para a construção do sistema de segregação de águas, para garantir a manutenção de caudais ecológicos, a EDIA encontrou vários materiais, como árvores, construções, antigos poços, vedações e outros resíduos.
Para evitar a degradação da qualidade da água, usada para regar e abastecer as populações dos concelhos de Portel, Alvito, Cuba, Vidigueira e Viana do Alentejo, a EDIA avançou com a limpeza e regularização da zona da albufeira esvaziada.
A limpeza inclui trabalhos de desarborização, demolição de construções, selagem de poços e remoção de vedações e de outros materiais existentes.
Trata-se de "mais um passo importante na defesa da qualidade da água que circula em todo o sistema de Alqueva", refere a EDIA, explicando que é a partir da albufeira da barragem de Alvito, integrada no Sistema Primário de Alqueva, que se concretizam as ligações às albufeiras das barragens de Odivelas, Vale do Gaio e Roxo, sendo esta que abastece os concelhos de Beja e de Aljustrel.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11:44, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
Osvaldo Lucas
Árvores submersas há 30 anos e AINDA ajudam no aumento da carga orgânica? Ou será a decomposição dos tijolos dos montes submersos?
Qualidade da água:
Vide: http://www.aprh.pt/congressoagua2008/PDF/congressoh20-2008.pdf
A remoção de estruturas vai fazer aumentar a população de carpas face á de achigãs.

Deixo um pedido aos habitantes locais para fotografarem o que for possível ANTES/DURANTE e DEPOIS desta "mass destruction"!!

00h00 - segunda, 24/07/2017
Castro: MP acusa condutor
de homicídio negligente
O Ministério Público (MP) de Almodôvar deduziu acusação contra o condutor do veículo ligeiro envolvido num acidente de viação a 21 de Setembro de 2015 na EN 2, à entrada de Castro Verde, "imputando-lhe a prática de cinco crimes de homicídio negligente e um crime de ofensa à integridade física negligente".
07h00 - domingo, 23/07/2017
Líder do Bloco em
Odemira e Ourique
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, vai estar este domingo, 23 de Julho, no concelhos de Odemira e Ourique, passando primeiro por São Teotónio, Colos, Garvão e Santa Luzia.
00h00 - domingo, 23/07/2017
Zambujeira do Mar
candidata a "maravilha"
A aldeia de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, vai tentar chegar neste domingo, 23, à final da iniciativa "Maravilhas de Portugal-Aldeias", onde já se encontra a aldeia de Santa Clara-a-Velha.
00h00 - sábado, 22/07/2017
IPBeja com mais 88,7%
de candidatos a mestrados
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebeu 117 candidaturas na primeira fase de inscrições para os 12 mestrados que vai ministrar em 2017-2018, mais 88,71% que no ano passado.
00h00 - sábado, 22/07/2017
EMAS Beja promove
"Verão Operacional"
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai promover em Agosto a iniciativa "Verão Operacional", direccionada aos centros de actividades de tempos livres do concelho.

Data: 21/07/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial