10h46 - sexta, 26/12/2008

Câmara de Mértola aprova orçamento "ambicioso" para 2009

Câmara de Mértola aprova orçamento "ambicioso" para 2009

A criação de uma pista de águas bravas no concelho e dinamizar o crescimento da economia local são duas das principais "marcas" das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2009 ratificados pela Assembleia Municipal de Mértola, depois de ambos os documentos terem sido aprovados pelo executivo da autarquia.
Ao todo, a Câmara da vila-museu orçamentou para o próximo ano um valor total de 20.673.279 euros, montante que se traduz num aumento de 2,7 por cento face a 2008. Quanto ao peso do investimento na estrutura da despesa da edilidade, regista-se um aumento de 1,5 por cento, passando para 54,4 por cento da despesa global.
"É um orçamento ambicioso, que tem em conta a nossa linha estratégica de actuação enquanto executivo deste Município. Reflecte muitas das que são as opções tomadas desde o primeiro ano de mandato. E muito do investimento para 2009 e 2010 vem encadeado, como deve ser, com essa linha de actuação", explica ao "Correio Alentejo" o presidente da Câmara Municipal, Jorge Rosa.
O autarca reconhece, contudo, que havia mais projectos a incluir nas GOP que tiveram de ser adiados face às restrições orçamentais. "Só avançámos com as obras, projectos e actividades que achámos que teriam de avançar mesmo em 2009. Temos mais de 40 projectos em carteira, que se tivéssemos disponibilidade financeira avançariam todos, nomeadamente em termos de saneamento básico e arruamentos", assevera.

Desporto e economia.

O projecto mais arrojado e, simultaneamente, mais emblemático das GOP e Orçamento da Câmara de Mértola para 2009 é a criação de uma pista de águas bravas. A obra está avaliada em cerca de 7,5 milhões de euros, estando praticamente confirmado o apoio do Estado.
"Consideramos este projecto prioritário para Mértola e acreditamos que ele poderá trazer muito para todo o concelho. [...] Não só pelos benefícios que estamos certos que trará para o desenvolvimento do concelho e da vila da Mértola, como pela revitalização que trará ao comércio local e a novos sectores de negócio", afiança Jorge Rosa, que recentemente esteve nas localidades espanholas de Zaragoza e La Seu d'Urgell (perto de Andorra), onde constatou que infra-estruturas semelhantes geraram na economia local mais-valias três vezes superior ao investimento realizado.
O desenvolvimento económico é, precisamente, outras das bandeiras do novo orçamento, que nesse âmbito prevê a aposta num conjunto de acções, nomeadamente o Festival Islâmico (em Maio), a remodelação dos mercados de Mértola e da Mina de São Domingos, a entrada em funcionamento do ninho de empresas (conciliado com o novo FAME - Finicia) e a criação da Loja da Terra.

Saneamento, habitação e património. À margem do projecto da pista de águas bravas e do desenvolvimento económico, o orçamento da Câmara de Mértola para 2009 dedica particular atenção a sectores como o saneamento básico, a habitação e o património. Neste último, a autarquia pretende avançar com as acções de requalificação do interior do castelo e dos núcleos museológicos existentes, assim como concluir o circuito de visitas da Alcáçova.
No que toca ao saneamento, está prevista a conclusão das obras em Algodor, Penilhos, Via Glória, Espírito Santo, Vale de Açor de Baixo e Viegas, além de ir ser ampliada a ETAR de Mértola, ao passo que em matéria de habitação a autarquia prevê apoios para as famílias carenciadas e a recuperação de casas no centro histórico para habitação social, além de novos loteamentos na vila museu e na Mina de São Domingos.
A reparação de algumas estradas municipais e rurais consta também das GOP do próximo ano, assim como a manutenção de políticas de apoio aos mais carenciados, nomeadamente com o cartão social, os subsídios para os casais que tenham um segundo filho ou a possível aquisição de uma segunda unidade móvel médico-social.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial