14h50 - segunda, 29/12/2008

Regulador bolsista pede auditor independente para Pirites Alentejanas

Regulador bolsista pede auditor independente para Pirites Alentejanas

O regulador bolsista disse esta segunda-feira, 29, ter pedido a nomeação de um auditor para fixar a contrapartida mínima de acções da Pirites Alentejanas (PA) no âmbito do processo para a empresa deixar de ser sociedade aberta.
Em comunicado, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) diz que solicitou à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas essa nomeação de auditor "para proceder à fixação da contrapartida mínima da aquisição de acções no âmbito da perda de qualidade de sociedade aberta da Pirites Alentejanas".
Quando uma empresa quer deixar de ser uma sociedade aberta, ficando com isso obrigada a menos deveres de informação perante o regulador, tem que pedir autorização à CMVM, depois dos accionistas aprovarem em assembleia-geral essa decisão.
Essa assembleia está já marcada para 29 de Janeiro de 2009 e um dos pontos da ordem de trabalhos é precisamente o fim do estatuto da empresa de sociedade aberta.
Se houver accionistas que não concordem com essa transformação, a empresa tem que nomear accionistas que comprem as acções dos que discordem, prevê o Código dos Valores Mobiliários.
Num comunicado de 23 de Dezembro, a Pirites Alentejanas já tinha anunciado que a Zinc Holding, que tem mais de 99 por cento do capital da concessionária, compraria as acções desses accionistas por um euro.
Caso o auditor independente agora solicitado pela CMVM, dando sequência ao pedido feito pelas Pirites Alentejanas desse mesmo auditor, defina um preço diferente, a Zinc pagará a diferença.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Obras "dentro de pouco tempo"
na estrada de Santa Bárbara
O presidente da Câmara de Castro Verde confia que as obras de requalificação da Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de padrões para a mina de Neves-Corvo, poderão avançar "dentro de pouco tempo".
07h00 - sexta, 17/05/2019
Descentralização de competências:
"Estamos a dar um passo enorme"
Em entrevista ao "CA" o secretário de Estado das Autarquias Locais avalia a forma como os municípios estão a responder ao processo de descentralização de competências do Estado nas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Campanha da CDU
no distrito de Beja
O cabeça-de-lista da CDU nas eleições Europeias de 2019, agendadas para 26 de Maio, vai estar nesta sexta-feira, 17, no distrito de Beja, passando por quatro concelhos em campanha.
11h00 - quinta, 16/05/2019
CDS faz campanha para
as Europeias em Beja
A campanha do CDS-PP para as eleições Europeias 2019, agendadas para 26 de Maio, passa nesta quinta-feira, 16, pelo distrito de Beja, com duas acções com o cabeça-de-lista Nuno Melo.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial