Beja recebe no próximo mês de Maio, entre os dias 14 e 16, a 14ª edição do Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.
A iniciativa é promovida pela autarquia local, em parceria com a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, no auditório do Instituto Politécnico de Beja e terá como tema central "Usar e viver os centros históricos".
"O direito à permanência na cidade histórica", "Funcionalidades na cidade histórica" ou "Vazios privados na cidade histórica" são outras das matérias a abordar durante o encontro, que pretende "encontrar novos rumos e fazer uma revisão crítica dos caminhos percorridos", segundo revela ao "CA" fonte da organização.
A iniciativa vai juntar em Beja especialistas portugueses e internacionais sobre o tema, como é o caso de Françoise Choay, professora universitária em França e especialista em teorias e formas urbanas e arquitectónicas, considerada a maior especialista mundial em teorias da conservação patrimonial.
No programa cultural do evento há a destacar a exibição do filme "O Estado do Mundo: Um Filme e Seis Partes" (cedido pela Fundação Calouste Gulbenkian) e passeios aos centros históricos de Beja, Serpa e Mértola.