09h04 - segunda, 16/05/2011

Ourique garante apoios "de peso" na candidatura à organização do Congresso Mundial do Presunto

Ourique garante apoios "de peso" na candidatura à organização do Congresso Mundial do Presunto

Por vezes, de Espanha também sopram bons ventos! Que o digam a Câmara Municipal de Ourique e a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), que nas últimas semanas viram "reforçada" a candidatura de Ourique à organização do sétimo Congresso Mundial do Presunto, agendada para 2013, com o apoio dos espanhóis Elena Diéguez Garbayo e José António Carril.
A primeira é a secretária-técnica da Associação Espanhola do Porco Ibérico e o segundo o secretário (e responsável científico) pelo comité organizador do VI Congresso Mundial do Presunto, que se realiza no próximo mês de Setembro na cidade galega de Lugo.
Figuras reconhecidas internacionalmente no sector, ambos estiveram presentes na última edição da Ovibeja e à margem do I Simpósio Franco-Ibérico das Quercíneas não esconderam ao "CA" partilhar a ideia de que Ourique reúne todas as condições para acolher o certame dentro de dois anos.
"É imprescindível que o salto do congresso de Espanha seja para Portugal, pois o país reúne todos os requisitos para o acolher, sobretudo a zona do Alentejo! Seria algo natural, pois há uma continuidade entre o porco alentejano e o seu primo porco ibérico. Além do mais, este congresso daria a conhecer que em Portugal também se faz este tipo de produto, que há aqui esta raça e que há montado", explicou Elena Diéguez.
Já José António Carril tem a opinião de que 2013 será o "momento oportuno" de levar o Congresso Mundial do Presunto para fora de Espanha.
"Para que o congresso tenha relevância e continuidade, entendemos ser importante que se possa realizar noutro país. E sabemos que em Ourique há gente muito bem preparada e com vontade de trabalhar para organizar e manter o nível que este congresso tem tido", acrescentou.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17:15, Quarta-feira, 18 de Maio de 2020
daniles
muito manero

07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial