08h42 - quarta, 25/05/2011

Grândola instala sistema inovador de videovigilância para detectar e apoiar combate a incêndios

Grândola instala sistema inovador de videovigilância para detectar e apoiar combate a incêndios

Um sistema inovador de videovigilância para detectar e apoiar o combate a incêndios florestais vai ser testado em Grândola, através de uma câmara, montada num posto de vigia, que transmite o alarme para a central.
"É um sistema de videovigilância florestal que tem como base a detecção de incêndios florestais" e "ainda não foi experimentado em Portugal", realçou à Agência Lusa Ricardo Campaniço, vereador da Protecção Civil no município de Grândola.
Este projecto-piloto de protecção e defesa da floresta, fileira com grande importância económica no concelho alentejano de Grândola, já está implementado e o seu funcionamento vai ser atestado, no terreno, durante a época de incêndios deste ano.
O sistema é apresentado publicamente esta quarta-feira, às 16h00, numa sessão nos Paços do Concelho, no âmbito da 6.ª Semana da Protecção Civil, que está a decorrer em Grândola, até ao próximo sábado.
Trata-se de uma "solução diferenciadora", que permite "supervisionar zonas geográficas muito extensas em cenário de escassez de meios humanos" e que aumenta e complementa os programas de combate já existentes, afiança o município.
"A grande mais valia deste sistema, que pretendemos ver na prática se funciona, é a detecção imediata de um incêndio florestal em sítios de difícil acesso, em zonas desertificadas e de serra", disse o vereador.
Para esta experiência, explicou, foi instalada uma câmara num posto de vigia na serra de Grândola, a qual "comunica directamente com a central", seja nos bombeiros locais, seja nos serviços municipais de protecção civil.
"A câmara detecta um incêndio ao fazer um contraste de imagens, comparando entre as que está a captar com as anteriores. Depois, comunica para a central, que avança com todo o processo de alarme", referiu.
Segundo Ricardo Campaniço, para a apresentação deste sistema foram convidadas entidades envolvidas na prevenção e combate aos fogos florestais, como os bombeiros, GNR, produtores florestais e associações representativas da fileira.
Se o projecto se revelar, efectivamente, como, "uma mais valia evidente" para a protecção e prevenção de incêndios florestais, poderão estar "reunidas as condições" para que particulares ou entidades públicas o decidam utilizar.
O vereador realçou ainda o interesse do projecto num concelho que possui "um potencial enorme" e um "património único" em termos agro-florestais.
"Produz-se aqui uma das melhores cortiças do mundo" e, em conjunto com Alcácer do Sal, o concelho tem "a maior mancha de pinhal manso da Europa", lembrou.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial