06h27 - sexta, 27/05/2011

Santiagro decorre este fim-de-semana e espera de 60 mil visitantes

Santiagro decorre este fim-de-semana e espera de 60 mil visitantes

Cerca de 300 expositores vão marcar presença na 24.ª edição da Feira Agropecuária e do Cavalo (Santiagro), que arranca esta sexta-feira, 27, em Santiago do Cacém, com a organização a esperar mais de 60 mil visitantes.
O certame decorre até domingo e, este ano, é promovido apenas pelo município local, depois da extinção, devido a "dificuldades financeiras", do Núcleo de Exposições, Gestão e Desenvolvimento do Alentejo Litoral (NEGDAL).
Segundo o presidente do município, Vítor Proença, a feira, que vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições local, assume ainda maior importância no actual "contexto económico difícil".
A situação de crise do país, argumenta o autarca, "exige atenção redobrada para a produção nacional, em especial para sectores nevrálgicos como a agricultura e a pecuária".
"A Santiagro é um pólo dinamizador do sector agro-pecuário e agro-industrial, sendo também um importante espaço de debate em torno do sector primário", realça ainda o autarca.
A edição deste ano do certame, tal como em 2010, volta a destacar o cavalo lusitano e a gala equestre "Campo em Festa", às 21h00 de sábado, vai ser um dos pontos altos.
A 1.ª Homenagem à Coudelaria Alentejana, com a coudelaria Brito Paes em foco, é outra das propostas da feira, na noite de sexta-feira, também às 21:00.
Demonstrações equestres, com cavalos de raça lusitana e baptismos a cavalo, abertos a todos os visitantes, fazem também parte do programa, ao longo dos três dias, assim como garraiadas, concursos e exposição permanente de equinos, bovinos, ovinos e caprinos.
Além de várias actividades de animação, o evento inclui ainda três colóquios, o primeiro deles, sexta-feira, sobre como "Planear, Gerir e Intervir na Floresta do Litoral Alentejano".
"A Agricultura no Alentejo: Apoios Financeiros e o Futuro da PAC pós 2013" (sábado) e "Aplicação de Efluentes Pecuários na Agricultura – Lei do Bem-Estar Animal com aplicação a partir de 2013" (domingo) são os outros dois temas em debate.
Quanto à "banda sonora" da feira, o presidente da câmara municipal destaque que a Santiagro recebe, este ano, "três nomes de referência da música portuguesa", a começar pela cantora Áurea, natural daquele concelho alentejano e que actua na sexta-feira à noite.
O fadista Camané (sábado) e os Buraka Som Sistema (domingo) são os outros convidados musicais "de peso", podendo ainda os mais de 60 mil visitantes esperados assistir às "Santiago Electronics Sessions", na madrugada de sábado, com a presença de vários DJ's.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial