09h15 - quarta, 01/06/2011

Câmara de Odemira e entidades do concelho recebem trabalho a favor da comunidade

Câmara de Odemira e entidades do concelho recebem trabalho a favor da comunidade

A Câmara de Odemira assinou na segunda-feira, 30 de Maio, um protocolo com a Direcção Geral de Reinserção Social do Ministério da Justiça de forma a constituir-se como entidade beneficiária de prestação de trabalho a favor da comunidade.
Fonte municipal explica ao "CA" tratar-se de uma das medidas alternativas à pena de prisão, tendo por objectivo "promover e contribuir para a reinserção e para a diminuição da delinquência e dos pequenos crimes".
Nesse sentido, continua a mesma fonte, assinaram também protocolos para receber prestadores de trabalho a favor da comunidade mais nove entidades do concelho: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, o Agrupamento Vertical de Escolas de Colos e as juntas de freguesia de Colos, Longueira/ Almograve, Luzianes-Gare, São Luís, São Teotónio, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.
A prestação de trabalho a favor da comunidade está prevista nos artigos 58º do Código Penal e 496º do Código de Processo Penal e é uma pena de substituição da prisão até dois anos, necessitando do consentimento do arguido para ser aplicada.
Na prática, esta pena consiste na prestação de serviços gratuitos ao Estado, a outras pessoas colectivas de direito público ou a entidades privadas cujos fins o tribunal considere de interesse para a comunidade, sendo que além de promover a reintegração social e o desenvolvimento de competências profissionais, o trabalho a favor da comunidade evita os riscos da prisão, com a proximidade de todo o tipo de crime, bem como os custos associados, sob o lema "cumprir pena sem perder a liberdade".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 14/10/2019
Detidos em Aljustrel por
cultivo e tráfico de droga
Dois homens, um de 37 e outro de 50 anos, foram detidos pela GNR na sexta-feira, 11 de Outubro, no concelho de Aljustrel por suspeitas da prática dos crimes de cultivo e tráfico de cannabis.
07h00 - segunda, 14/10/2019
Obras de requalificação na
estrada Aljustrel-Canhestros
Já estão curso as obras de requalificação do troço da Estrada Nacional (EN) 383, que liga a vila de Aljustrel a Montes Velhos e a Canhestros (no concelho de Ferreira do Alentejo), avaliadas em mais de um milhão de euros.
07h00 - segunda, 14/10/2019
"Queremos atrair
mais investimentos
para Ourique"
As contas da autarquia continuam a ser uma "dor de cabeça", mas o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, mostra-se confiante com o futuro e em entrevista ao "CA" traça aquelas que são algumas das prioridades do Município para os próximos anos.
07h00 - sexta, 11/10/2019
Casal detido por tráfico
em Santana da Serra
A GNR deteve na terça-feira, 8, em Santana da Serra, no concelho de Ourique, um casal, o homem com 57 anos e a mulher com 54 anos, pela prática do crime de cultivo e tráfico de cannabis.
07h00 - sexta, 11/10/2019
Cercicoa
celebra 40 anos
de crescimento
Foi no dia 10 de Outubro de 1979 que o sonho se tornou realidade.

Data: 11/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial