08h53 - sexta, 30/09/2011

Florival Baiôa Monteiro considera que "Beja merecia mais" na questão do Intercidades

Florival Baiôa Monteiro considera que "Beja merecia mais" na questão do Intercidades

O ponto de encontro era óbvio: a estação dos comboios em Beja! Foi aí que Florival Baiôa Monteiro, um dos rostos do Beja Merece, fez ao "CA" o balanço dos oito meses de muita "luta" do movimento em nome do Intercidades. E rejeita qualquer cenário de candidatura independente à Câmara da cidade em 2013!

<b>Terminada a "primeira fase" da luta em defesa do Intercidades directo entre Beja e Lisboa, sente que Beja merecia mais do que conseguiu?</b>
Sim, Beja merecia muito mais, porque tem a seu lado a razão, a justiça e a inteligência. Lutamos para que as estruturas existentes em Beja sejam devidamente utilizadas e que se possam transformar em riqueza. E os comboios, efectivamente, são uma das riquezas que não podemos perder.

<b>Que balanço faz destes oito meses de luta?</b>
As conversações só tiveram resultado porque houve um grande movimento popular e apartidário. Foi um puro movimento de cidadãos, não populista, que se juntaram pela primeira vez nos últimos 100 anos a favor de um bem que a cidade e a região tinham e consideravam como seu. E isto é extremamente importante!

<b>A adesão da população à causa surpreendeu-o?</b>
Surpreendeu! Dava-me a sensação que a população estava muito adormecida e de repente parece que acordou para a última coisa que lhe podiam tirar, que era efectivamente o comboio.

<b>LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO DE 30 DE SETEMBRO DO "CORREIO ALENTEJO", JÁ NAS BANCAS</b>


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Vítimas de violência
doméstica com novo
apoio em Mértola
A Câmara de Mértola, através do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, conta desde este mês de Maio com um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial