08h23 - terça, 18/10/2011

Comboios: Movimento e autarcas repudiam desativação da linha entre Beja e Funcheira

Comboios: Movimento e autarcas repudiam desativação da linha entre Beja e Funcheira

O movimento cívico "Beja Merece" e os autarcas de Castro Verde e Ourique repudiaram hoje a prevista desactivação da linha ferroviária entre Beja e Funcheira, enquanto o autarca de Beja defende que a decisão deve considerar a sustentabilidade do serviço.
Segundo um documento preliminar que define a estratégia do Governo para os transportes entre 2011 e 2015, a que a Lusa teve acesso, o executivo prevê desactivar até final deste ano, na linha ferroviária do Alentejo, a ligação entre Beja e Funcheira, que assegura a ligação ao Algarve e passa pelos concelhos de Castro Verde e Ourique.
De acordo com o documento, a mobilidade das populações será "assegurada" através de "concessões rodoviárias" e o Governo vai manter a ligação ferroviária de mercadorias às minas de Neves-Corvo (Castro Verde).
"Não vemos com agrado o encerramento" da ligação e "será um erro, para já, acabar" com a linha, porque "temos quase a certeza absoluta de que será importante num futuro próximo", disse hoje à Lusa Florival Baioa, do movimento 'Beja Merece', criado para defender a manutenção da ligação, entre outras reivindicações.
A desactivação da linha está prevista no orçamento deste ano da CP.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
15:30, Terça-feira, 18 de Março de 2019
Noo Rumo

Estas linhas devem servira apenas de passagem de um uma ligação norte sul e não servir apenas de comboios regionais que como todos sabemos não são viáveis


E alem disso e região precisa de turismo por isso é do seu interesse uma ligação de inter-Cidades e não de inter-freguesias ou concelhos.


Um Comboio que venham de Braga a Faro pode bem passar por essa linha, des que seja uma maquina a Diesel a move-lo da Funcheira a linha electrificada mais próxima.


Nada serve o alentejo comboios as moscas. mas nada serve o país comboios que não param nas estações.


07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial