08h23 - terça, 18/10/2011

Comboios: Movimento e autarcas repudiam desativação da linha entre Beja e Funcheira

Comboios: Movimento e autarcas repudiam desativação da linha entre Beja e Funcheira

O movimento cívico "Beja Merece" e os autarcas de Castro Verde e Ourique repudiaram hoje a prevista desactivação da linha ferroviária entre Beja e Funcheira, enquanto o autarca de Beja defende que a decisão deve considerar a sustentabilidade do serviço.
Segundo um documento preliminar que define a estratégia do Governo para os transportes entre 2011 e 2015, a que a Lusa teve acesso, o executivo prevê desactivar até final deste ano, na linha ferroviária do Alentejo, a ligação entre Beja e Funcheira, que assegura a ligação ao Algarve e passa pelos concelhos de Castro Verde e Ourique.
De acordo com o documento, a mobilidade das populações será "assegurada" através de "concessões rodoviárias" e o Governo vai manter a ligação ferroviária de mercadorias às minas de Neves-Corvo (Castro Verde).
"Não vemos com agrado o encerramento" da ligação e "será um erro, para já, acabar" com a linha, porque "temos quase a certeza absoluta de que será importante num futuro próximo", disse hoje à Lusa Florival Baioa, do movimento 'Beja Merece', criado para defender a manutenção da ligação, entre outras reivindicações.
A desactivação da linha está prevista no orçamento deste ano da CP.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
15:30, Terça-feira, 18 de Março de 2019
Noo Rumo

Estas linhas devem servira apenas de passagem de um uma ligação norte sul e não servir apenas de comboios regionais que como todos sabemos não são viáveis


E alem disso e região precisa de turismo por isso é do seu interesse uma ligação de inter-Cidades e não de inter-freguesias ou concelhos.


Um Comboio que venham de Braga a Faro pode bem passar por essa linha, des que seja uma maquina a Diesel a move-lo da Funcheira a linha electrificada mais próxima.


Nada serve o alentejo comboios as moscas. mas nada serve o país comboios que não param nas estações.


07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial