08h34 - terça, 18/10/2011

Alentejo satisfeito por eliminação de "ameaça" de subida do IVA para o vinho

Alentejo satisfeito por eliminação de "ameaça" de subida do IVA para o vinho

Os produtores de vinho do Alentejo e a Comissão Vitivinícola Regional consideraram hoje positiva a manutenção da taxa do IVA que incide nestes produtos e congratularam-se pela eliminação de uma "ameaça" que pairava sobre o sector.
"Face à expectativa que havia, de [uma possível] subida da taxa do IVA, é positivo que tal não aconteça", asseverou hoje à agência Lusa José Manuel Ginó, membro da direcção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na quinta-feira várias medidas inscritas na proposta do Governo para o Orçamento do Estado (OE) para 2012, uma delas a manutenção da taxa do IVA sobre o vinho, nos actuais 13 por cento.
José Manuel Ginó explicou que a manutenção do IVA sobre o vinho vem ao encontro daquilo que o sector reivindicava, pois, um possível aumento estava identificado "como uma ameaça".
"O sector reagiu e pronunciou-se, dando a conhecer as razões pelas quais estaria contra [uma subida] e o impacto que isso iria ter no preço do vinho ao consumidor", o qual teria de aumentar, o que implicaria "uma retracção grave no consumo", disse.
Lembrando que o sector vitivinícola não está "imune às dificuldades que toda a sociedade e economia estão, neste momento, a sentir", o membro da direcção da CVRA mostrou-se satisfeito com a medida divulgada pelo primeiro-ministro.
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) recebeu "com agrado" a decisão do Governo, disse à Lusa o seu presidente, Joaquim Carvalho, que reforçou a importância "vital" do vinho para o país.
Se o IVA aumentasse, insistiu, "a quebra nas vendas seria de tal ordem que iríamos ter muitíssimos mais problemas e dificilmente se conseguiria fazer subsistir o sector".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial