08h40 - terça, 18/10/2011

Vasco Silvestre sagrou-se campeão nacional de pesca do achigã

Vasco Silvestre sagrou-se campeão nacional de pesca do achigã

A esperança era pouca, mas quando se quer muito uma coisa… tudo se alcança. Com persistência e paciência! Que o diga Valter Silvestre, de 27 anos, que no passado mês de Setembro festejou na barragem da herdade dos Grous, na freguesia de Albernoa, o título de campeão nacional de pesca desportiva do achigã de margem, garantindo uma vitória em que nem o próprio acreditava.
"Foi um dia muito feliz, bastante feliz mesmo, pois não estava à espera de ser campeão nacional! Quando cheguei à última prova não pensava ganhar. É que havia uma 'diferençazinha' de três pontos, mas a prova correu-me bem. E em quatro mangas fiz três primeiros lugares e um segundo lugar. Sábado de manhã apanhei quatro peixes e à tarde sete. E no domingo de manhã fiz mais quatro e de tarde oito", conta ao "CA", com notória (e justificada) dose de orgulho, o jovem pescador que reside em São Bartolomeu de Via Glória (concelho de Mértola) e só participa nos campeonatos nacionais há dois anos, inscrito pela equipa da Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros de Castro Verde.
Nas seis provas do campeonato nacional de 2011, realizadas nas barragens de Cadouços (na zona de Abrantes, em Maio), de Vilarelhos e Santa Justa (no distrito de Bragança, em Julho) e dos Grous (em Setembro), Valter Silvestre somou um total de 23.756,7 pontos e 48 espécimes capturados, batendo a concorrência de Manuel Cascalho (do Clube de Pesca de Arraiolos) e Rudy Pisco (Club Eborense), segundo e terceiro classificados respectivamente.
Um título que o pescador natural de São Pedro de Sólis (Mértola) pretende repetir em 2012, ano em que vai também participar no primeiro Campeonato do Mundo da modalidade, que se realiza em Itália. E aí, garante, só um objectivo interessa a Valter: "Vou tentar ganhar", promete.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial