08h38 - sexta, 21/10/2011

Vila de Frades hasteou bandeira negra de protesto contra a extinção da freguesia

Vila de Frades hasteou bandeira negra de protesto contra a extinção da freguesia

Vila de Frades foi uma das primeiras juntas de freguesia do distrito de Beja a hastear uma bandeira negra e a afixar um cartaz na sua sede contra a extinção de freguesias prevista na reforma administrativa.
"A Junta de Freguesia de Vila de Frades é contra a extinção freguesias. A Reforma Administrativa do Governo prevê a extinção de muitas freguesias por imposição da troika. Atenção, Vila de Frades pode ser uma das visadas. Contamos com todos para lutar pelos nossos direitos" é a frase que se lê no cartaz afixado quinta-feira, 20, à entrada da junta.
O cartaz e a bandeira negra, hasteada por cima da Bandeira Nacional, ladeada pelas bandeiras do município da Vidigueira e de Vila de Frades, todas a meia haste, "marcam" o protesto da junta de freguesia.
Vila de Frades tem 942 habitantes, mas, por estar situada a menos de três quilómetros da sede de concelho, a vila da Vidigueira, poderá vir a ser extinta e agregada a outra, "nomeadamente à da sede de concelho", explicou o presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Amado.
"Mesmo que Vila de Frades não tivesse apontada como uma das freguesias que pode ser extinta, somos claramente contra a extinção de freguesias, porque não é esta medida que vai resolver o problema da crise", disse o autarca.
As juntas de freguesias "recebem cerca de 0,01 por cento do Orçamento do Estado e não é esta verba que pesa", sublinhou.
Por outro lado, frisou, as juntas de freguesias, "uma ferramenta do poder local conquistada com o 25 de Abril", são "muito importantes por estarem próximas das pessoas e se algumas forem extintas perde-se essa proximidade".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/03/2019
Candidato do Aliança
nas Europeias em Beja
O cabeça-de-lista do recém-criado Aliança às eleições Europeias de Maio de 2019, Paulo Sande, vai estar nesta terça-feira, 19 de Março, numa visita ao distrito de Beja, dando destaque à questão das acessibilidades.
07h00 - terça, 19/03/2019
Concurso para obras no
pavilhão de Castro Verde
A Câmara Municipal de Castro Verde lança nesta semana o concurso para a empreitada de requalificação do Pavilhão Desportivo da vila, num investimento que está avaliado em cerca de 266 mil euros.
07h00 - terça, 19/03/2019
João Dias na lista da
CDU às Europeias 2019
O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, integra a lista da CDU às eleições Europeias de Maio de 2019, ocupando o oitavo lugar na lista encabeçada por João Ferreira.
07h00 - segunda, 18/03/2019
Câmara de Castro Verde
promove ATL na Páscoa
Abrem nesta segunda-feira, 18 de Março, as inscrições para o ATL da Páscoa 2019 que a Câmara Municipal de Castro Verde vai promover durante as férias escolares para as crianças dos seis aos 12 anos.
07h00 - segunda, 18/03/2019
Deputado do Bloco de Esquerda visita a ULSBA
O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira visita nesta segunda-feira, 18 de Março, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), no sentido de conhecer os principais problemas da região no sector e apresentar o projecto do partido de nova Lei de Bases da Saúde.

Data: 08/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial