06h51 - terça, 13/12/2011

Câmara de Ourique reduz quatro milhões de euros no orçamento de 2012

Câmara de Ourique reduz quatro milhões de euros no orçamento de 2012

O executivo do município de Ourique vai propor um Orçamento e Opções do Plano para 2012 de 18,8 milhões de euros, menos quatro milhões do que este ano, o equivalente a uma redução de 18 por cento.
A proposta de Orçamento e de Opções do Plano para o próximo ano vai ser apresentada pelo executivo municipal socialista, para votação, nas reuniões de câmara e de assembleia, marcadas para quarta e sexta-feira, respectivamente.
Segundo a autarquia, a proposta de Orçamento e de Opções do Plano para 2012 apresenta um valor de 18,8 milhões de euros, menos 4 milhões de euros do que o valor orçamentado em 2011, o equivalente a uma redução de 18 por cento.
Após um período de "preparação de medidas de contenção da despesa da autarquia", o executivo decidiu lançar um "corte drástico nas opções financeiras" para adaptar os seus recursos à "redução em mais de 1 milhão de euros de receitas provenientes do Orçamento do Estado entre 2011 e 2012, a diminuição significativa das receitas com impostos municipais e o agravamento da carga fiscal e dos custos com a banca".
A Câmara Municipal de Ourique lembra que se confronta desde 2005 com uma "situação financeira muito complexa, fruto de uma divida herdada de cerca de 20 milhões de euros, que compromete a sua acção junto da banca e de fornecedores".
A autarquia definiu a sua prioridade centrada nas pessoas e no aproveitamento dos financiamentos comunitários, embora em 2012 se assinale um "abrandamento na dinâmica de projectos" a candidatar ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Os cortes, segundo a câmara, vão afectar todos os sectores do município, com maior incidência ao nível dos projectos e infra-estruturas, actividades culturais e desportivas, bem como a redução de custos com pessoal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial