06h56 - terça, 13/12/2011

Jovem alentejano de apenas 13 anos brilha no judo da Alemanha

Jovem alentejano de apenas 13 anos brilha no judo da Alemanha

Esta é a história de um jovem português com uma "costela" baixo-alentejana que vive no norte da Alemanha e que se destaca numa modalidade nascida… no Japão. Confuso? Pois bem, seja bem-vindo à história de Dário Lima Brito, um jovem português de apenas 13 anos cujo pai é natural da vila de Entradas (no concelho de Castro Verde) mas que vive na cidade alemã de Lübeck. Foi aí que há cerca de um ano se iniciou no judo, arte marcial em que esteve a um pequeno passo de se sagrar campeão regional do norte da Alemanha.
Mas vamos por partes, que apesar de curta esta é uma história com vários capítulos! A (ainda) breve saga de Dário iniciada no mundo do judo começou num torneio não-oficial realizado na sua cidade, onde para grande surpresa sua (e não só) alcançou o terceiro lugar.
Os dotes atléticos e técnicos demonstrados pelo jovem atleta levaram o seu treinador a inscrevê-lo no campeonato distrital, que decorreu em finais do passado mês de Outubro em Travemünde (Lübeck) e onde Dário acabou por superar todas as expectativas e alcançar o primeiro lugar.
A festa foi enorme entre familiares e amigos, mas poucas semanas depois, a 13 de Novembro, o jovem judoca português enfrentou nova "prova de fogo", agora durante os campeonatos inter-distritais de sub-14 realizados na cidade de Bad Schwartau. Aí o resultado foi ainda melhor que o registado na prova anterior, já que Dário não foi de "modas" e venceu todos os combates em que entrou, arrebatando o merecido título… mas também uma arreliadora lesão numa perna.
A mazela impediu-o de treinar na plenitude nos dias seguintes, mas uma semana depois, a 20 de Novembro, Dário não deixou de se apresentar em Bremen, onde decorreram os campeonatos regionais do norte da Alemanha. Mesmo dorido, o judoca fez das "tripas coração" combate após combate e só caiu nas meias-finais, acabando por regressar a casa com a honrosa medalha de bronze referente ao terceiro lugar.
Para já, Dário vai gozando a glória efémera das suas "pequenas" conquistas. Não se sabe ainda se o judo vai (ou não) continuar no seu caminho, mas aos 13 anos já pode dizer que é um campeão! Ou em bom alemão: "Ich bin champion"!

(Dário Brito é o primeiro à direita na foto)


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial