08h37 - quarta, 21/12/2011

Governo desmente "desvio" de fundos comunitários do Alentejo para Lisboa

Governo desmente "desvio" de fundos comunitários do Alentejo para Lisboa

O secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional rejeitou a existência de desvios de fundos comunitários das zonas de convergência para Lisboa, adiantando que o dinheiro se destinou, de facto, a "aplicações de âmbito nacional".
"Não se pode falar em desvio, é algo que estava desde o início identificado como sendo de aplicação nacional", afirmou Almeida Henriques, no Porto, que comentava assim a informação avançada pelo "Jornal de Notícias" na semana passada.
O "JN" referiu que a cada trimestre aumenta o valor dos fundos dados pela União Europeia às regiões mais pobres do país - Norte, Centro e Alentejo –, mas que acabam por ser aplicados em Lisboa.
O secretário de Estado afirmou que "os cerca de 190 milhões de euros" se destinaram a "aplicação nacional", designadamente para a formação da administração pública, para a desmaterialização e simplificação de dados e para a investigação e desenvolvimento.
Almeida Henriques salientou ainda que, aquando da negociação do QREN entre Portugal e a União Europeia, ficaram logo definidas "estas três áreas como sendo de aplicação nacional".
"Este princípio, nestas três matérias, parece-me bem, sendo eu defensor de uma forte aposta nas regiões de convergência", sublinhou aos jornalistas, no Porto, à margem do encontro anual sobre a aplicação do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial