08h36 - quarta, 11/04/2012

Empresa Laranjinha, de Sines, acusada por sindicato de fazer "lock out"

Empresa Laranjinha, de Sines, acusada por sindicato de fazer "lock out"

Um sindicato apresentou esta terça-feira, 10, à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) uma queixa contra a empresa Laranjinha, de Sines, acusando-a de fazer <i>lock out</i>, ao parar ilegalmente a actividade e impedir o acesso dos trabalhadores.
"Apresentámos uma queixa na delegação de Beja da ACT contra a empresa" Laranjinha, porque "está a fazer <i>lock out</i>", o que "viola" a Constituição e o Código do Trabalho, disse à Lusa Helena Cardoso, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal.
Segundo a sindicalista, a empresa, que comercializa peixe fresco e congelado, "está a fazer <i>lock out</i>", porque "paralisou ilegalmente a actividade" e, desde segunda-feira, 9, está a "impedir o acesso dos trabalhadores ao local de trabalho".
Após um período de férias, que decorreu entre 28 de Fevereiro e domingo, os 34 trabalhadores da Laranjinha apresentaram-se na segunda-feira ao trabalho e encontraram a empresa "fechada".
Na tarde de terça-feira a gerência da Laranjinha reuniu-se com os trabalhadores e durante a reunião entregou-lhes "um papel para irem para o desemprego, que não tem qualquer fundamento e é ilegal", contou Helena Cardoso.
Durante a reunião, acrescentou, a gerência da Laranjinha "convidou" os trabalhadores, que têm o salário de Março e o subsídio de férias de 2011 "em atraso", a "despedirem-se", através da rescisão dos respectivos contratos de trabalho.
Segundo Helena Cardoso, a empresa Laranjinha já apresentou este ano, em tribunal, dois pedidos de insolvência, sendo que o primeiro foi negado e o segundo aguarda decisão judicial.
A Lusa tentou sem sucesso contactar a gerência da Laranjinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/01/2018
GNR e Cercibeja
dinamizam acções
O Comando Territorial de Beja da GNR e a CerciBeja iniciam nesta quarta-feira, 24, a parceria "Gerações de Mãos Dadas", que contará com diversas acções de sensibilização da população em vários concelhos do distrito.
07h00 - quarta, 24/01/2018
Alentejo apresenta equipa
do Skills 2018 em Castro Verde
O cine-teatro municipal de Castro Verde recebe nesta quarta-feira, 24, pelas 15h00, a apresentação da equipa que vai representar o Alentejo no 43º Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal 2018, que decorre em Beja no final de Fevereiro.
07h00 - quarta, 24/01/2018
Ministro do Ambiente na barragem da Rocha
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vai estar nesta quarta-feira, 24, pelas 10h00, na barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, onde irá presidir à cerimónia de apresentação do Programa de Intervenções a Curto Prazo em Albufeiras.
11h42 - terça, 23/01/2018
Secretário-geral da OMT
faz elogios a Castro Verde
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) fez rasgados elogios ao trabalho desenvolvido na área da conservação da natureza no concelho de Castro Verde, que visitou na manhã desta terça-feira, 23, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
Secretárias de Estado
visitam cidade de Beja
Habitação social e intervenção urbana no centro histórico da cidade estão na origem da visita que as secretárias de Estado da Habitação e da Cidadania e Igualdade realizam nesta terça-feira, 23, a Beja.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial