08h55 - terça, 17/04/2012

Acção de formação em Beja ajuda idosos na prevenção de acidentes domésticos

Acção de formação em Beja ajuda idosos na prevenção de acidentes domésticos

A Fundação MAPFRE retoma esta terça-feira, 17, em Beja, as acções de formação, em conjunto com a Direcção Geral de Saúde (DGS), no âmbito do programa "Com Mais Cuidado", um projecto que promove o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade.
A acção "Com Mais Cuidado: Prevenção de acidentes e envelhecimento activo" vai realizar-se na Escola Superior de Saúde de Beja e visa actualizar os técnicos participantes de conhecimentos e recursos ao nível da prevenção de acidentes domésticos no contexto do envelhecimento activo, assim como melhorar competências para avaliar o risco de quedas em ambiente doméstico e adaptar o espaço casa às necessidades das pessoas idosas.
"No fundo, este encontro pretende contribuir para a generalização e prática do conceito de envelhecimento activo e incentivar os profissionais de saúde na implementação de projectos de prevenção de acidentes domésticos com pessoas idosas", refere ao "CA" Gregória Von Amann, chefe do Serviço de Saúde Pública da Divisão de Saúde no Ciclo de Vida da DGS e uma das participantes na acção da formação.
Dados do Observatório Nacional de Saúde revelam que mais de 65% dos acidentes registados em pessoas com mais de 65 anos ocorre em casa.
Para além dos acidentes provocados por intoxicações e queimaduras, o principal mecanismo de lesão é a queda, com uma frequência de 76% entre as pessoas idosas entre os 65 e os 74 anos e de 90% entre os indivíduos com mais de 75 anos.
As consequências físicas mais comuns destes acidentes são traumatismos, choques violentos e ferimentos, em mais de 50% dos casos nos membros e na cabeça.
"Com Mais Cuidado" é um projecto que integra acções de formação, divulgação e sensibilização junto da população sénior e daqueles que contribuem para melhorar o seu dia-a-dia, nomeadamente os seus familiares, os técnicos e profissionais de saúde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial