06h00 - sábado, 21/04/2012

Napoleão Mira apresenta em Castro Verde o seu primeiro romance, "Fado"

Napoleão Mira apresenta em Castro Verde o seu primeiro romance, "Fado"

José e Amália.
Uma paixão e um destino guiados por um desafio, que começa nos planaltos transmontanos e se estende por dentro dos sentimentos e das ternuras, mas também de muitas negações e percalços e desilusões.
É este <b><i>Fado</i></b>, impregnado pela aventura da emigração em época salazarista, que o escritor Napoleão Mira vai apresentar este sábado, 21, às 16h00, em Castro Verde, na Feira do Livro que decorre no âmbito da quinzena cultural "Primavera no Campo Branco".
"O tema é apaixonante e há muito que me bailava na cabeça", confessa em declarações ao "CA", visivelmente satisfeito com o primeiro romance escrito.
Uma meta alcançada depois de ter compilado no seu primeiro livro, <b><i>Ao Sul</i></b>, um conjunto de crónicas publicadas na imprensa.
"Embalada" pela voz de Amália Rodrigues e pelo carácter de um povo a remar contra a maré, a nova obra "troca" o Alentejo por Trás-os-Montes e tem como coluna vertebral a emigração clandestina, a salto, em meados da década de 60. Um movimento que, em contrate com todo o nordeste de Portugal, teve pouca expressão nas planícies do Sul.
Esta razão foi fundamental para Napoleão Mira escolher Trás-os-Montes como cenário.
Além disso, adianta o escritor, "os transmontanos são os alentejanos do norte" e ambos "padecem do mesmo desprezo a que foram votados pelos diversos poderes ao longo dos séculos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial