06h00 - terça, 18/12/2012

EDIA e Cooperativa Agrícola de Beringel criam Academia das Hortícolas de Alqueva

EDIA e Cooperativa Agrícola de Beringel criam Academia das Hortícolas de Alqueva

A empresa do Alqueva e uma cooperativa vão criar uma "academia" na aldeia de Beringel para incentivar pequenos agricultores da zona a produzirem produtos hortícolas para serem comercializados no mercado regional.
Através da "Academia das Hortícolas de Alqueva", os promotores, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a Cooperativa Agrícola de Beringel, pretendem dinamizar a agricultura de regadio e divulgar a produção de produtos hortícolas junto de pequenos agricultores.
Numa primeira fase, a "academia" vai estar centrada na zona de Beringel, que é abrangida pelo perímetro de rega do Pisão, onde predomina a pequena propriedade e, por isso, "a adesão ao regadio encontra maiores dificuldades", explica a EDIA.
O projecto pretende "avaliar" em conjunto com os pequenos agricultores da zona o "potencial" de produção de produtos hortícolas adaptados à dimensão das suas pequenas propriedades, refere a EDIA.
Desta forma, a "academia" vai divulgar, junto dos pequenos agricultores que já aderiram ao projecto e a outros interessados, culturas, variedades e tecnologias de produção e pós-colheita de produtos hortícolas para, numa primeira fase, serem comercializados no mercado regional.
Além da zona de Beringel abrangida pelo perímetro de rega do Pisão, a EDIA prevê promover o projecto noutros blocos de rega do empreendimento do Alqueva onde também há pequenas propriedades e "alargar o leque" de culturas de regadio e produtos agrícolas beneficiados.
A EDIA e a Cooperativa Agrícola de Beringel vão assinar um protocolo para a criação da "academia", numa cerimónia marcada para esta terça-feira, 18, a partir das 10h30, nas instalações da cooperativa.
Além da EDIA e da Cooperativa Agrícola de Beringel, o protocolo envolve as empresas ADP Fertilizantes, Selectis, Plantalgarve - Viveiros Agrícolas, Rijk Zwaan e Monsanto, as quais irão disponibilizar "os factores de produção fundamentais para o arranque do projecto".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/10/2017
AACB organiza jornadas
e presta homenagem
Uma tarde de debate sobre agricultura e pecuária que culminará com a homenagem, a título póstumo, a Francisco Colaço, falecido no final de 2016: é este o programa das Jornadas Técnicas de Outono da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), que se realizam nesta quarta-feira, 18.
07h00 - quarta, 18/10/2017
Tomadas de posse em
Odemira, Beja e Mértola
Realizam-se nesta quarta-feira, 18 de Outubro, as tomadas de posse dos presidentes das câmaras municipais de Odemira, Beja e Mértola, assim como dos novos eleitos nestas três autarquias e nas respectivas assembleias municipais.
00h00 - quarta, 18/10/2017
Castro Verde: Novo presidente
quer "fazer melhor" pelo concelho
"Fazer mais e melhor" pelo concelho e trabalhar com rigor, determinação e seriedade são as garantias deixadas pelo novo presidente da Câmara de Castro Verde para o mandato que vai cumprir até 2021.
07h00 - terça, 17/10/2017
Alimentação saudável
promovida em Aljustrel
A Câmara Municipal de Aljustrel vai promover algumas actividades em vários pontos do concelho ao longo dos próximos dias, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de Outubro.
07h00 - terça, 17/10/2017
Que esperam os castrenses
do novo presidente da Câmara?
Na noite de 1 de Outubro de 2017 o mapa político de Castro Verde deu uma volta de 180 graus.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial