06h00 - terça, 18/12/2012

EDIA e Cooperativa Agrícola de Beringel criam Academia das Hortícolas de Alqueva

EDIA e Cooperativa Agrícola de Beringel criam Academia das Hortícolas de Alqueva

A empresa do Alqueva e uma cooperativa vão criar uma "academia" na aldeia de Beringel para incentivar pequenos agricultores da zona a produzirem produtos hortícolas para serem comercializados no mercado regional.
Através da "Academia das Hortícolas de Alqueva", os promotores, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a Cooperativa Agrícola de Beringel, pretendem dinamizar a agricultura de regadio e divulgar a produção de produtos hortícolas junto de pequenos agricultores.
Numa primeira fase, a "academia" vai estar centrada na zona de Beringel, que é abrangida pelo perímetro de rega do Pisão, onde predomina a pequena propriedade e, por isso, "a adesão ao regadio encontra maiores dificuldades", explica a EDIA.
O projecto pretende "avaliar" em conjunto com os pequenos agricultores da zona o "potencial" de produção de produtos hortícolas adaptados à dimensão das suas pequenas propriedades, refere a EDIA.
Desta forma, a "academia" vai divulgar, junto dos pequenos agricultores que já aderiram ao projecto e a outros interessados, culturas, variedades e tecnologias de produção e pós-colheita de produtos hortícolas para, numa primeira fase, serem comercializados no mercado regional.
Além da zona de Beringel abrangida pelo perímetro de rega do Pisão, a EDIA prevê promover o projecto noutros blocos de rega do empreendimento do Alqueva onde também há pequenas propriedades e "alargar o leque" de culturas de regadio e produtos agrícolas beneficiados.
A EDIA e a Cooperativa Agrícola de Beringel vão assinar um protocolo para a criação da "academia", numa cerimónia marcada para esta terça-feira, 18, a partir das 10h30, nas instalações da cooperativa.
Além da EDIA e da Cooperativa Agrícola de Beringel, o protocolo envolve as empresas ADP Fertilizantes, Selectis, Plantalgarve - Viveiros Agrícolas, Rijk Zwaan e Monsanto, as quais irão disponibilizar "os factores de produção fundamentais para o arranque do projecto".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/06/2018
AgdA investe no abastecimento
ao concelho de Odemira
A empresa Águas Públicas do Alentejo (Agd) vai investir cerca de 2,6 milhões de euros na melhoria do abastecimento de água às localidades de Fornadas Velhas (Odemira), Foros do Locário e Ermidas-Sado (Santiago do Cacém) a partir da ETA do Roxo.
07h00 - terça, 19/06/2018
Misericórdia de Ourique
requalificou creche
A Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO) inaugura nesta terça-feira, 19, pelas 11h30, o edifício da creche e pré-escolar Carlos Manuel Castro e Nunes, que foi alvo de profundas obras de requalificação.
00h00 - segunda, 18/06/2018
DORBE do PCP elege
executivo e secretariado
São 14 os militantes que compõem o novo executivo da Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP, eleita no passado dia 10, em Cuba, durante a IX Assembleia Regional.
00h00 - segunda, 18/06/2018
Castro Verde com
novo modelo de ATL
A Câmara de Castro Verde concebeu um modelo "completamente novo" para as Actividades de Tempos Livres (ATL) de crianças no Verão, com mais vagas e horário completo.
00h00 - domingo, 17/06/2018
Voluntariado jovem
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel voltou a associar-se ao programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas", do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer de 1 de Julho a 15 de Setembro.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial