06h00 - terça, 18/12/2012

EDIA e Cooperativa Agrícola de Beringel criam Academia das Hortícolas de Alqueva

EDIA e Cooperativa Agrícola de Beringel criam Academia das Hortícolas de Alqueva

A empresa do Alqueva e uma cooperativa vão criar uma "academia" na aldeia de Beringel para incentivar pequenos agricultores da zona a produzirem produtos hortícolas para serem comercializados no mercado regional.
Através da "Academia das Hortícolas de Alqueva", os promotores, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a Cooperativa Agrícola de Beringel, pretendem dinamizar a agricultura de regadio e divulgar a produção de produtos hortícolas junto de pequenos agricultores.
Numa primeira fase, a "academia" vai estar centrada na zona de Beringel, que é abrangida pelo perímetro de rega do Pisão, onde predomina a pequena propriedade e, por isso, "a adesão ao regadio encontra maiores dificuldades", explica a EDIA.
O projecto pretende "avaliar" em conjunto com os pequenos agricultores da zona o "potencial" de produção de produtos hortícolas adaptados à dimensão das suas pequenas propriedades, refere a EDIA.
Desta forma, a "academia" vai divulgar, junto dos pequenos agricultores que já aderiram ao projecto e a outros interessados, culturas, variedades e tecnologias de produção e pós-colheita de produtos hortícolas para, numa primeira fase, serem comercializados no mercado regional.
Além da zona de Beringel abrangida pelo perímetro de rega do Pisão, a EDIA prevê promover o projecto noutros blocos de rega do empreendimento do Alqueva onde também há pequenas propriedades e "alargar o leque" de culturas de regadio e produtos agrícolas beneficiados.
A EDIA e a Cooperativa Agrícola de Beringel vão assinar um protocolo para a criação da "academia", numa cerimónia marcada para esta terça-feira, 18, a partir das 10h30, nas instalações da cooperativa.
Além da EDIA e da Cooperativa Agrícola de Beringel, o protocolo envolve as empresas ADP Fertilizantes, Selectis, Plantalgarve - Viveiros Agrícolas, Rijk Zwaan e Monsanto, as quais irão disponibilizar "os factores de produção fundamentais para o arranque do projecto".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 20/11/2019
Câmara de Almodôvar
distinguida pelo IEFP
A Câmara de Almodôvar foi distinguida com a marca "Entidade Empregadora Inclusiva 2019", atribuída de dois em dois anos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como forma de reconhecer publicamente "práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade".
07h00 - quarta, 20/11/2019
Junta de Mértola
incentiva poupança
A Junta de Freguesia de Mértola sorteou, no final de Outubro, aquando das comemorações do Dia Mundial da Poupança, três contas-poupança para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo.
07h00 - terça, 19/11/2019
CDU e PS trocam
críticas em Castro Verde
As concelhias da CDU e do PS de Castro Verde emitiram comunicados onde trocam diversas críticas, com os comunistas a considerarem que os dois anos de mandato autárquico do PS no concelho têm sido de "má gestão", ao passo que os socialistas acusam a CDU de preferir "esconder a verdade" e de "não fazer oposição séria".
07h00 - terça, 19/11/2019
Câmara de Beja exige
requalificação da EN 121
A Câmara de Beja exige que o novo Governo tome "medidas rápidas" quer permitam a recuperação do pavimento da Estrada Nacional (EN) 121/ IP 8, no troço que abrange o concelho de Beja.
07h00 - terça, 19/11/2019
Ourique investe
143 mil euros
na Educação
A Câmara de Ourique viu aprovada por fundos comunitários uma candidatura no valor de quase 144 mil euros para a aquisição de equipamentos para todas as escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho (com excepção de Ourique, que obteve financiamento há menos de 10 anos) e para a Escola Básica (EB) 2,3.

Data: 08/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial