15h38 - quinta, 10/01/2019

De quem é a responsabilidade?


Carlos Pinto
Primeira página do jornal mais lido em Portugal, dia 9 de Janeiro de 2018: "Caos na Saúde – Idosos com fome e frio enchem hospitais". A chamada de capa tinha ainda um antetítulo: "Desnutridos e em hipotermia". A notícia tem, obviamente, que ver com a chegada "a sério" do Inverno a Portugal, com baixas temperaturas e muita humidade. Todos os anos assim é e todos os anos este tipo de "parangonas" se repete.
Por isso mesmo, esta situação deve exigir de todos uma série reflexão. Sobretudo pela descrição feita dos idosos que se apresentam, em muitos casos apenas acompanhados pelos bombeiros, nas Urgências das unidades hospitalares espalhadas pelo país: "Com fome e com frio". Pior, "desnutridos e em hipotermia"! É este quadro que nos deve suscitar as questões: Porquê? De quem é a responsabilidade?
Seguramente que a resposta não deve ser fácil de dar, mas também não pode ser de ânimo leve que aceitamos esta realidade. Onde estão as famílias ou amigos próximos destas pessoas? Onde estão as IPSSs das suas terras? É que todos nós, enquanto comunidade, somos "herdeiros" destas pessoas. Foram elas que construíram a sociedade em que hoje vivemos. Não merecem, portanto, que o "Outono" das suas vidas seja passado nestas condições.
Ora é aqui que deve entrar o Estado Social. Mas é também aqui que algo está a falhar. E isso é inconcebível num país plenamente integrado na União Europeia, onde muitos deliram com start-ups, spin-offs, networking e outros "inglesismos" finos, mas poucos se preocupam com o vizinho do lado. Nisso temos muito a melhorar…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Câmara de Beja vende
nove lotes industriais
A Câmara de Beja concretizou na terça-feira, 10, a venda de nove lotes na Zona de Acolhimento Empresarial Norte para a instalação de equipamentos industrais e de apoio à actividade económica, num montante total de pouco mais de 212 mil euros.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Projecto "PlaCarvões"
recebe prémio regional
O projecto "PlaCarvões: De Plásticos a Carvões Activados-Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", venceu o prémio "Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo", atribuído pela ADRAL e pela CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial