12h16 - quinta, 02/05/2019

Filhos... ou enteados?


Carlos Pinto
A mobilidade é, hoje em dia, um dos principais factores de coesão e competitividade territorial. Sem esta, é difícil a qualquer região almejar novos graus de desenvolvimento social e económico, ficando "literalmente" no fim da linha. É por isso que o recente Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), lançado pelo Governo, foi uma excelente notícia, sobretudo pela possibilidade de melhorar a mobilidade das pessoas e desonerar os seus encargos com a mesma.
Para o PART o Governo atribuiu um valor de 104 milhões de euros, mas para o Baixo Alentejo vieram apenas… 246 mil euros. E é aqui que está o principal problema deste novo programa: a forma como não olha para o país como um todo, privilegiando as grandes urbes em detrimento dos territórios de baixa densidade. E ao contrário do pretendido, assim se "fomenta" uma discriminação cada vez mais evidente do interior face ao litoral.
Fazem, por isso mesmo, muito bem os municípios da CIMBAL em exigir mais do Governo. Porque o seu papel é esse mesmo: reivindicar aquilo que é justo em prol das populações e das suas necessidades. E porque o papel do Estado é cuidar de todos por igual, sem uns serem filhos e outros enteados.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 29/05/2020
Mineiro Aljustrelense
confirma 17 jogadores
O Mineiro Aljustrelense já começou a preparar a nova época de 2020-2021, depois da última temporada ter sido interrompida devido à pandemia de Covid-19, tendo já apresentado 17 atletas no seu plantel.
07h00 - sexta, 29/05/2020
Eurodeputado do
PCP em Beja e Moura
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, promove nesta sexta-feira, 29 de Maio, uma acção de contactos com comerciantes nas cidades de Moura e Beja.
07h00 - sexta, 29/05/2020
CM Ourique
oferece máscaras a
maiores de 65 anos
A Câmara de Ourique vai oferecer a todos os habitantes do concelho com 65 anos de idade ou mais um conjunto de cinco máscaras cirúrgicas, destinadas à protecção individual nesta fase de desconfinamento.
07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" na costa alentejana
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - quinta, 28/05/2020
CDU Beja propõe
medidas de apoio
Os eleitos da CDU na Câmara de Beja apresentaram uma proposta com uma série de medidas de apoio às micro, pequenas e médias empresas no concelho, de forma a mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia local.

Data: 29/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial